Definir, Medir, Controlar e Gerenciar

Caros Leitores, neste artigo irei enfatizar a importância em Definir, Medir, Controlar e Gerenciar todos os serviços de TI.

Geralmente só descobrimos um problema, quando ele se torna um incidente ou um incidente grave. Pois não estamos acostumados a agir pró-ativamente, mas sim reativamente.

Isso é um erro grave que ainda persiste dentro das estruturas de TI.

Conhecemos bem as desculpas que usamos para não medirmos nosso desempenho. “Não temos tempo”, “Não tempos recurso”, “Não temos ferramenta”, entre outras desculpas.

Vou citar algumas frases que são lemas dentro do ITIL:

—  Você não pode gerenciar o que não pode controlar;

—  Você não pode controlar o que não pode medir;

—  Você não pode medir o que não pode definir.

Observando e analisando estas frases devemos pensar em que estágio estamos.

Ai vem as seguintes perguntas:

—  Você tem definido todos os serviços e processos?;

—  Você mede estes serviços e processos?;

—  Você controla estes serviços e processos?;

Se a resposta para as perguntas acima é não, você não esta conseguindo gerenciar TI, mas sim gerenciando incêndios e provavelmente não esta sendo bem visto pela organização.

Não somos Bombeiros e sim profissionais de TI, e fazemos parte de uma organização. Devemos ter controles, metas e objetivos bem definidos, e lembrar que TI não deve apenas atender, mas evoluir junto ao negócio.

Definição – Traz conhecimento;

Medição – Traz mais conhecimento, mostra as deficiências e pontos fortes;

Controlar – Aprimora o conhecimento, direciona soluções e prioridades, define metas e objetivos ;

Gerenciar – Visão, decisões acertadas e apoio organizacional.

Quem quiser mais detalhes, mais uma vez cito o ITIL como uma ferramenta fundamental. (Ver os 7 passos da Melhoria da continuidade do serviço)

Abraço a todos e até o próximo mês.

Definir, Medir, Controlar e Gerenciar was last modified: novembro 30th, 2013 by Leonardo Baez
Leonardo Baez: Sou profissional de TI com 21 anos de atuação em empresas de porte. Experiência em Gerencia de Projetos, Consultoria e Auditoria de Sistemas, Analise e Planejamento de Processos, coordenação de equipes, gerenciamento e administração de custos e comércio de Serviços. Certificado ITIL, COBIT e PMP. Experiência de 17 anos na realização e organização de Treinamentos Corporativos.
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