Gestão por Competências se faz por CHA = Perfil

Em todas as fases de nossa vida passamos por vários aprendizados e com isso adquirindo competências através do conhecimento e das melhores práticas.

Somos capazes de aperfeiçoar habilidades e comportamentos, e no mundo corporativo isso se evidencia diante das funções exercidas e de como a empresa trata seu recurso humano, que hoje falamos em colaboradores.

Há uma tríade que compõe bem o perfil de um indivíduo:

C – Conhecimento (aprendizado)
H –  Habilidade (domínio do conhecimento)
A – Atitudes (ou ações)

De um modo geral todos passamos por níveis de aprendizado onde formamos nossas competências e passamos a exercer nossas características do perfil profissional, onde não se pode desvincular as características pessoais inerentes.
Para exemplificar os níveis do CHA veja o infográfico abaixo:

II – Podemos representar esse nível pela seguinte frase: “não sei que não sei”. Essa fase determina o quanto somos incompetentes inconscientemente, sem saber nem mesmo o quanto não sabemos. É o estado de ignorância mediante habilidades a serem descobertas, fase inicial da carreira.

CI – Nessa fase pode-se representar com a seguinte frase: “tenho certeza que não sei”. Saindo do modelo anterior, cabe a cada um ter a consciência de que determinada habilidade ainda não faz parte do seu perfil, então se sabe que há uma lacuna a ser preenchida e com isso busca-se conhecimento para evoluir e crescer. Evidentemente em alguma área de nossa vida sempre estaremos nesse nível, pois vivemos sempre aprendendo. O que move o aprendizado é a decisão da busca pelo conhecimento.

CC – Nesse nível temos domínio das habilidades a que conhecemos e conscientemente sabemos lidar com as variáveis que permeiam o conhecimento e aprendizado, para executar alguma habilidade. Nessa fase as escolhas são determinadas pelo saber ou não saber, porém conscientemente optando por continuar sem saber ou procurar aprender, estimulando novas habilidades. O que marca essa fase é a repetição, uma vez que quanto mais se pratica mais se aprende e consolida o conhecimento.

IC – Nesse estágio as ações fluem naturalmente, sem muito esforço. Foi alcançada expertise na habilidade através do conhecimento e atitudes, claro que com muitos erros e acertos. Nessa fase corre-se grande risco de ações da primeira fase (Inconscientemente Incompetente), quando se sabe que uma determinada habilidade é pratica de forma excelente, mas pelo dinamismo das competências, vem à insistência de que não há outra forma de executar tal ação. Seria o mesmo que dizer: “sempre fiz assim e sempre deu certo, porque mudar?”.

 

Portanto, o que irá mover sua consciência em sempre buscar um crescimento e aprendizado é exatamente o “inconformismo” ou “insatisfação” consigo mesmo, ou seja, buscando sempre melhorar, aprender, crescer, ser e praticar. Sem esquecer que em toda nossa vida sempre teremos um pouco de cada fase intrinsecamente, pois a vida é dinâmica e existem muitos caminhos para se fazer a mesma coisa.

Cabe então a área competente da empresa avaliar as competências de cada colaborador e fazer gestão diante do ambiente corporativo definido pela missão e visão empresariais.

É isso aí…

Abraços.
E até o próximo artigo…

Gestão por Competências se faz por CHA = Perfil was last modified: outubro 3rd, 2011 by Gideão Nery
Gideão Nery: Profissional da área de TI há mais de 12 anos. Formado em Sistemas de Informação com MBA Gestão Estratégica de Empresas,, atua em projetos de BI Business Intelligence a mais de 10 anos como Consultor. Especialista em Planejamento e execução de projetos de Gestão da Informação dentro das organizações, já participou de projetos de médio e grande porte em empresas localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte MG de vários segmentos de mercado. Focado em resultados e nas melhores práticas na qualidade das informações das empresas para tomada de decisão. Linkedin: https://www.linkedin.com/in/gideaonery Todos os artigos escritos por Gideão Nery no portal TI Especialistas são baseados em estudos de mercado, cases e experiências adquiridas.

Ver comentários (4)

  • Podemos dizer que ficamos pouco tempo no CC e no CI, pois nossa busca constante por conhecimento faz a gente voltar para o CI. E como a área de TI é dinâmica, ficamos pouco tempo no CI.

  • Correção....
    Podemos dizer que ficamos pouco tempo no CC e no CI, pois nossa busca constante por conhecimento faz a gente voltar para o CI. E como a área de TI é dinâmica, ficamos pouco tempo no IC.

  • Uma excelente forma de "fugir" dos riscos que o "IC" nos proporciona é sempre estar "aberto" ao novo e ao dinamismo que a TI tem hoje em dia, como disse, com expertise, nosso amigo Sergio Resende !!

Leave a Comment