Momento delicado na carreira? Incerteza? Já pensou em Coaching?

Comecei a pesquisar sobre coaching em um momento crítico de reflexão sobre meu futuro profissional. Pensava no que faria após concluir o curso de graduação e pós-graduação. Já não tinha mais tanta certeza do que gostaria de estar fazendo daqui a 10 ou 20 anos.

Fiz uma busca utilizando a expressão “consultoria de carreira” e descobri a palavra “coaching”, até então uma novidade, que mudou minha forma de enxergar as possibilidades ao meu redor. Desde então sou um curioso e estudioso do assunto, e pretendo, em breve, fazer o curso de formação.

Estabeleci contato com várias instituições do segmento, mandei e-mails com perguntas e dúvidas, fiz amizade com profissionais da área, comprei livros e participei de palestras.

Quanto mais conheço a teoria, maior certeza tenho de que o coaching, se ainda não é, será uma das mais poderosas ferramentas utilizadas pelos grandes líderes e gestores para ajudar pessoas a descobrir, desenvolver e/ou potencializar habilidades.

Mas o que é coach, coaching, coachee?

“A palavra coaching tem origem francesa. Coach significa carruagem, um veículo para transportar pessoas de um lugar para outro. Por extensão, tem o sentido de guiar pessoas nas suas trajetórias de vida e trabalho. O profissional Coach nada mais é do que um taxista, a pessoa que guia a carruagem. Ele o conduzirá para um alvo, um objetivo.” (http://www.metodista.br/atualiza/conteudo/material-de-apoio/artigos/coaching.pdf)

O profissional coach não dá as respostas, e sim, conduz o “coachee”, que é quem contrata o profissional Coach, para encontrar as possibilidades existentes em sua vida que o façam superar uma dúvida. Portanto, a melhor definição para o profissional coach seria: parceiro de desenvolvimento pessoal e profissional.

“Coaching é processo de aprendizagem e transformação que envolve o questionamento, a reflexão e a ação rumo à mudança de comportamento. O intuito do profissional coach é conduzir, inspirar e trabalhar a gestão pessoal por meio do autoconhecimento, identificação de metas e desenvolvimento de competências, para que seus sonhos tornem-se realidade em um período de tempo menor do que o imaginado.

Esta prática ocorre formalmente através de sessões individuais ou grupais, com duração de 40 a 60 minutos, periodicidade semanal ou quinzenal, e prazo a ser definido no decorrer da travessia. Pode ocorrer, também, de maneira mais espontânea, quando alguém precisa da escuta e da troca de idéias sobre caminhos e conquistas. Coaching individual ou coletivo é um caminho que, na prática, revela talentos, integra pessoas, apóia decisões, gera um ambiente saudável de convivência e aumenta a segurança na conquista de resultados.” (http://www.metodista.br/atualiza/conteudo/material-de-apoio/artigos/coaching.pdf)

O que o coaching não é?

Coaching NÃO é terapia. O coaching pode até ter efeitos terapêuticos por ajudar na tomada de uma difícil decisão, mas não é uma terapia.

“Terapeutas e psicólogos tendem a examinar o passado, a existência de traumas, transtornos, distúrbios, entre outras questões normalmente verificadas na análise psicológica ou terapêutica. O coach trabalha com foco em resultados futuros. Quando alguém procura um coach, geralmente está em condições psicológicas propícias para iniciar uma profunda reflexão sobre seus projetos de vida e/ou de carreira profissional.” (http://blog.adrianalombardo.com/perguntas-frequentes/)

Em suma, podemos dizer que o coaching utiliza-se de fatos presentes para projetar o sucesso futuro, enquanto a terapia e a psicologia analisam os fatos passados para resolver problemas presentes.

Onde o coaching pode ser aplicado?

Uma pesquisa revela que 80% dos profissionais não sabem o que farão depois da aposentadoria. O profissional coach utiliza ferramentas e técnicas para auxiliar em uma tomada de decisão como essa.

Uma situação muito comum ao se buscar coaching é o atendimento individual ou coletivo para apoiar escolhas importantes na vida das pessoas. Escolhas relacionadas à carreira, a projetos de vida, de realização de metas e outros podem ser compartilhadas e apoiadas por profissionais competentes em coaching.

O renomado Consultor Sênior, Coach Master, Homero Reis define que a vida é um estado de arte, e como tal, devemos buscar a harmonia em tudo que fazemos para alcançar a plena realização pessoal e profissional. Isso implica dizer que os mais diversos assuntos podem motivar a contratação de um profissional coach. Tudo o que não está em harmonia e desequilibra sua vida pode ser tranquilamente trabalhado nas sessões de coach.

Alguns tipos de Coaching

Coaching de Vida é um processo dinâmico de autodesenvolvimento que tem como objetivo facilitar que o cliente encontre respostas assertivas e assuma atitudes inteligentes, que lhe proporcionem satisfação e realização pessoal. Além de facilita a realização de mudanças em sua vida. Superando paradigmas e alcançando sua melhor performance, com o máximo de satisfação pessoal possível.

Coaching Executivo é um processo eficiente que desperta para novas perspectivas, através de técnicas avançadas de liderança (Leadership Coaching) e desenvolvimento de equipes (Team Coaching). Contribuindo para a melhora do desempenho e a lucratividade das empresas (Business Coaching).

Coaching de Relacionamento um processo que possibilita através de técnicas e ferramentas eficientes, a capacidade de solucionar diferenças, promover o desenvolvimento de relações harmônicas, produtivas e inteligentes. Possibilitando uma evolução humana coletiva. Indicada para pessoas que desejam melhorar sua relações cotidianas, integrar-se a equipe, melhorar suas relações familiares e afetivas.

Você pode fazer coaching para elaborar um projeto de aposentadoria, planejar uma mudança de carreira, melhorar seu relacionamento com as pessoas, descobrir um rumo profissional a seguir, aperfeiçoar sua liderança, enfim, são tantas as possibilidades que não conseguiria listá-las aqui.

Existem profissionais especializados em cada segmento ou em um ou mais tipos de coach. Quanto mais horas (sessões) o profissional tiver em seu currículo, mais experiente ele será. É como um aviador que acumula horas de vôo. Quanto mais, sinal de maior experiência!

Pesquise sobre o assunto, converse com profissionais, consulte se a sua demanda pode ser trabalhada em uma sessão de coaching. Bons Coach’s, idôneos, poderão lhe orientar corretamente.

Sucesso para todos!

Momento delicado na carreira? Incerteza? Já pensou em Coaching? was last modified: janeiro 10th, 2011 by Leonardo Corrêa
Leonardo Corrêa: Analista de Processos de Negócio e Consultor em Análise e Reformulação de Currículos, graduado em Gestão da Tecnologia da Informação com extensão em Formação de Consultores Organizacionais pela FGV. Pós-Graduando em Gestão de Processos de Negócio (BPM) integrado à Engenharia de Software, certificado ITIL Foundation, CobIT 4.1 Foundation.

Ver comentários (6)

    • Olá Fabiana,

      Obrigado por prestigiar deixando um comentário. Muito obrigado pelas palavras de incentivo!

      Um abraço,

      • Leandro, excelente. gostaria de conhecer mais. vc poderia indicar um livro para iniciantes que ainda nao sabem que tipo de coaching precisam contratar ? ou para quem pretende conhecer mais do assunto ?

        obrigado

        • Olá Gabriel!
          Bom dia!

          Bom, qualquer profissional Coach poderá lhe ajudar em qualquer situação. O que pode acontecer é que o profissional poderá ter uma atuação mais forte em uma área X ou Y, mas isso não quer dizer que existe um tipo de Coach para cada assunto, entende?

          Se quiser conhecer mais sobre Coach, um livro que me indicaram recentemente e acabo de comprar para ler chama-se "Coaching - A arte de soprar brasas" de Leonardo Wolk.

          Espero ter ajudado!

          Se me permite fazer uma indicação, a profissional Adriana Lombardo tem me ajudado muito a conhecer o Coach como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional.

          O site dela é : http://www.adrianalombardo.com

          Um abraço,
          Sucesso!

  • Parabens!
    Suas informaçoes me tiraram muitas duvidas, uma colega comentou sobre o assunto, falou de palestras e o assunto é muito envolvente, vou continuar pesquisando, mais uma vez parabens!

Leave a Comment