Introdução
A atual era do conhecimento em que estamos vivendo é marcada pelas mudanças rápidas e grandes transformações, onde é fundamental e decisivo o papel da criatividade para a sobrevivência das organizações. A procura por inovações e a capacidade de tomar decisões imediatas é crescente. Essas habilidades são cada vez mais exigidas dos executivos que desejam manter-se líderes no ambiente cada vez mais competitivo que estamos inseridos. Desenvolver o potencial criativo dos colaboradores de uma organização de modo que haja um ganho real de eficiência e desempenho tornou-se foco as empresas de sucesso. Nesse cenário, fazer uso de normas existentes está se tornando inviável. Novas formas de pensar e o cultivo de diferentes atitudes que impliquem em coragem de correr riscos, experimentar e criar constituem-se prioridades.
Objetivo
Mostrar a importância crescente da criatividade nas organizações. Apresentar características e atributos da personalidade criativa. Apontar o perfil das organizações criativas. Detalhar o clima que favorece o comportamento criativo.
Problema
As instituições conseguem manter-se competitivas sem o desenvolvimento do comportamento criativo entre os seus colaboradores?
Fundamentação Teórica
A diversificação de produtos pode facilitar a sobrevivência da organização, quando novas tecnologias tornam obsoletos certos produtos. Caso da indústria de relógios da Suíça que demitiram cerca de 50.000 dentre 65.000 funcionários com o lançamento do relógio digital de fabricação japonesa. Essa diversificação pode salvar uma empresa no caso de queda de necessidade de um produto por motivo de mudanças de costumes e valores da sociedade. Exemplo: máquinas de costura domésticas.
Conceituação de Criatividade
A palavra criatividade está relacionada ao termo criar, do latim creare, que significa “ dar existência, sair do nada, estabelecer relações até então não estabelecidas pelo universo dos indivíduos, visando determinados fins” (PEREIRA, et al.,1999:4).
Criatividade “é um processo que resulta na emergência de um novo produto (bem ou serviço), aceito como útil satisfatório e/ou de valor por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo” (ALENCAR, 1996:15).
Estágios do Processo Criativo
Definição do problema: fase que envolve o “sentir” e compreender o problema ou desafio. Geração de soluções alternativas: várias técnicas de produção idéias, como o brainstorming ou a relação de verbos. É considerada a parte mais difícil, no estilo “1% de inspiração e 99% de transpiração”. Avaliação de todas as idéias: refinamento das propostas e escolha da mais apropriada. Implementação da solução: deve ser planejada cuidadosamente, visando o seu sucesso. Avaliação da solução implementada: deve-se checar se a implementação foi efetivamente bem sucedida.
Perfil da Personalidade Criativa
Intenso envolvimento no trabalho realizado. Otimismo aliado à coragem para correr riscos. Flexibilidade pessoal, abertura à experiências e tolerância à ambigüidade;
Autoconfiança, motivação e iniciativa. Persistência.
Perfil de uma Organização Criativa
Capacidade de se adaptar e responder rapidamente às mudanças do mundo competitivo. Treinamento contínuo dos colaboradores. Valorização dos funcionários. Administração orientada para o futuro. Valorização das Idéias Inovadoras. Promoção da autonomia e flexibilidade na estrutura organizacional. Tolerância e aceitação das diferenças e diversidade.
Bloqueios à criatividade
Influência poderosa das forças adversas presentes na nossa cultura e criação que nos impendem de desenvolver e realizar o nosso potencial criativo. Alguns das clássicas frases de bloqueios de criatividade:
– Não vai dar certo!
– Isso não tem a menor lógica;
– Siga sempre as normas;
– Cuidado para não pagar um mico;
– É proibido errar;
– Brincar é falta de seriedade;
– Isto não é da minha área, cada macaco no seu galho;
– Eu não quero mudar! Time que está ganhando não se mexe;
– Eu não sou criativo;
– É impossível. Não dá para fazer!
Tipos de Bloqueios
Mentais
Resultantes da aprendizagem de cada um, que leva ao controle e mesmo negação de emoções, resguardar curiosidade, evitar situações que podem causar perdas ou fracasso, ou seja, impera a uniformização do comportamento e expressão, desencorajando a originalidade e a diversidade.
Perceptuais
Tem a ver com a maneira como as pessoas processam os dados que recebem do mundo exterior através dos sentidos. Forma-se um padrão que passa a influenciar a percepção de experiências similares.
Bloqueios à criatividade
Emocionais;
Apatia;
Pouca tolerância à mudança;
Excessivo desejo de segurança e ordem;
Falta de tolerância à ambigüidade;
Insegurança;
Medo de parecer ridículo, de fracassar e de cometer erros;
Relutância em experimentar e correr riscos; e
Sentimento de Inferioridade
Clima que Favorece a Criatividade
-Autonomia, liberdade dada às pessoas para expor idéias e tomar iniciativas;
– Sistema de Recompensa por Desempenho e Competência;
– Suporte à Criatividade: apoio da organização;
– Aceitação das Diferenças;
– Envolvimento Pessoal;
– Apoio da Gerência.
Importância da Criatividade nas Organizações
Uma idéia criativa aliada à motivação, conhecimento e recursos materiais resulta em INOVAÇÃO, que traz vantagem competitiva e outros benefícios.
Exemplos de inovação nas organizações:
– Um novo produto para o mesmo mercado;
– Um novo produto para um novo mercado;
– Um mesmo produto para um novo mercado;
– Um novo método de trabalho ou novo processo;
– Um novo serviço ou aprimoramento de produtos e serviços.
Conclusão
O aprimoramento da qualidade dos produtos e serviços está diretamente ligado à satisfação dos clientes cada vez mais exigentes e preocupados com qualidade, valor agregado e preço dos produtos e serviços.
Antecipar os desejos dos usuários tornou-se fundamental para as empresas líderes de mercado.
O compromisso com a qualidade e inovação faz com que as organizações invistam em treinamento contínuo dos funcionários que formam o seu capital intelectual.
Criar um ambiente propício a novas idéias e a concretização delas é condição primordial para que as empresas sejam pró-ativas e se adaptem ao cenário globalizado e fortemente competitivo.
Para que as mudanças ocorram, as empresas precisam se transformar em um ambiente favorável às mudanças, com o encorajamento das pessoas para a inovação e criatividade;
Essas mudanças devem ser planejadas e envolver todas as gerências, com a participação de todos os níveis da organização;
As empresas devem ter uma visão focalizada de suas metas, que precisam ser comunicadas de forma clara a todos para que se transformem em agentes ativos da mudança;
O programa de inovação e melhoria contínua da qualidade e produtividade deve ser assegurado.
Referências Bibliográficas
ALENCAR, E. S. de. A gerência da criatividade. São Paulo: Makron Books, 1996.
CHIAVENATO, I. Os Novos Paradigmas: Como as Mudanças estão mexendo com as Empresas. São Paulo: Editora Átlas, 1996.
KAO, J. A arte e a disciplina da Criatividade na Empresa. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997
LEONI, G.L.R.. Gestão de Carreira e Empreendedorismo. Apostila Gestão de Tecnologia da Informação – Pós-Graduação em Gestão de Tecnologia da Informação – Fiap, 2007.
PREDEBON J. Criatividade Hoje: Como se Pratica, Aprende e Ensina. São Paulo: Editora Átlas, 1999.
TRIMBLE, C.; GOVINDARAJAN, V. Os 10 Mandamentos da Inovação Estratégica. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2006.
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