A constante evolução da internet, bem como o uso de mídias sociais que, aliás, se proliferam a cada dia, tem trazido ao mercado cada vez mais possibilidades e oportunidades, além de técnicas e ferramentas. Uma delas, por exemplo, é o webwriting.
Mas o que é webwriting?
É um conjunto de técnicas que auxiliam na distribuição de conteúdo informativo em ambientes digitais.
Esta distribuição se dá, por exemplo, pelas diversas camadas de um site, sendo a primeira camada a primeira página e, a segunda camada, as páginas que surgem a partir dos itens do menu principal e assim por diante, segundo Bruno Rodrigues em Webinsider.
Quem deu a devida importância ao estudo da informação para a mídia digital foi Jakob Nielsen, mais conhecido pela ciência que ajudou a desenvolver, a usabilidade.
Foi Jakob Nielsen que, em março de 1997, publicou em seu site http://www.useit.com o resultado da aplicação de testes voltados para o comportamento do texto no ambiente online. Ao provar que o usuário exige uma boa formatação de texto para a web, ele chamou a atenção para a necessidade do estudo e dedicação à área da informação digital.
Outra pessoa importante neste processo é Crawford Kilian, autor do livro “Writing for the Web”, lançado em 1998, que é considerado o “norte” do webwriting. Desde então, muitos outros profissionais acompanharam a evolução do webwriting.
Quem trabalha com webwriting não fica preso à escrita. Pelo contrário ele se utiliza dos diversos recursos e tecnologias que a rede oferece.
O grande diferencial para quem distribui conteúdo pela internet, está nesta liberdade de escolha. Que vai desde qual plataforma divulgar o conteúdo (site, blogs etc…) à utilização ou não de determinados recursos como: imagens, áudio e diferentes tipos de linguagem. Esta é sem dúvidas a causa do sucesso da Internet e de sua crescente utilização e expansão.
Podemos dizer que o webwriting está em evolução. E a ampliação dos horizontes de trabalho traz ao webwriter novas áreas de conhecimento e de atuação.
Escrever e produzir conteúdo para a internet e mídias sociais, os principais meios de atuação do webwriter hoje, exige muito mais do que “apenas” articular bem as idéias. Na verdade, “escrever bem” é a menos importante das habilidades que um webwriter precisa ter. Antes de qualquer coisa, um bom conteúdo é aquele que gera tráfego, interação, atenção.
Um exemplo é a busca do Google. O Google dispõe de uma grande variedade de ferramentas para marketing de busca e otimização de sites; a mais básica delas é a própria busca, destaca Ian Castro do Blog Intermídias.
Definitivamente a internet é um mar de oportunidades e possibilidades, e aqueles que estiverem atentos a isto, certamente terão muito que fazer.
Fontes de pesquisa: Webinsider, Blog Intermídias e Webwriting Blog.
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