Quando se fala em retenção de talentos, o foco é a valorização e reconhecimento do capital humano da organização. Pode parecer meio contraditória a idéia de que a tecnologia depende, e muito, do capital humano, mas não é, principalmente na área de TI, a retenção de talentos pode ser um trampolim para o sucesso ou insucesso das organizações, atualmente existem milhares de tecnologias, linguagens de programação, hardware, software, mas tudo isso não tem o menor sentido se não manipulado da forma correta tanto na área de gestão desses recursos como na área técnica, na qual podemos potencializar a tecnologia a favor dos negócios.
Não existe uma receita de bolo para que se implante uma política de retenção de talentos, sem que o ingrediente principal seja o investimento no talento humano. É preciso cada vez mais compreender as pessoas e não somente gerir o quantitativo ou o gerar expectativas numéricas. Muitas organizações tratam o sucesso, com o atingimento de metas e lucros, mas isso pode equacionar em imposições de regras não muito satisfatórias para o desenvolvimento do capital humano, e com o passar do tempo essa política pode gerar o insucesso dessa organização, ou o aumento significativo de custos, em detrimento do capital humano.
É claro que não se pode estender processos de retenção de talentos a todas as organizações, visto que cada uma possui uma cultura e objetivos diferenciados, mas é preciso ter uma visão de longo e médio prazo, no qual o capital humano pode ser um ativo mais valorizado do que em uma visão imediatista.
Sabemos que a tecnologia varia muito de organização para organização, mas na maioria das organizações não existe análise de qual o software adequado pare seu colaborador? Qual seria o impacto se este software facilitasse processos internos, externos, relações com clientes e fornecedores?
Podemos fazer uma análise da tecnologia, todos sabem que a tecnologia além de ser dinâmica, exige um bom conhecimento sobre ela. Se queremos otimizar os processos, oferecer uma melhor experiência para o usuário, ou seja, ter a TI como aliada nos negócios, podemos não estar focados apenas nos recursos que um software pode oferecer, mas também o quão produtivo um colaborador pode se tornar com este novo software. Devemos estar sempre investindo em capital humano para que a evolução seja de forma gradativa e persistente.
Será que ninguém percebe que a eficiência, a criatividade, o desempenho, o desenvolvimento são processos que dependem do desenvolvimento do capital humano dentro das organizações?
A retenção de talentos deve ter como objetivo principal trazer o colaborador pra dentro do contexto organizacional, mantendo-o informado sobre toda a evolução da empresa, mais do que isso é dar voz a esse colaborador, para que ele possa exercer seu potencial analítico sobre a mesma, mas na maioria das vezes, profissionais com um cargo inferior mal sabem como a organização esta inserida no mercado, ou mal sabem qual é o objetivo da organização. É necessário fazer uma imersão nesses profissionais para que eles não sejam apenas meros expectadores.
É necessário uma maior integração entre os colaboradores e a organização, introduzir reciprocidade e introjeção de valores, dessa maneira não só o ambiente externo, mas também sua equipe de colaboradores estará satisfeita.
O objetivo de uma organização focada em retenção de talentos está no seus maiores clientes, os colaboradores , por isso não se pode falar em ações de parceria sem o estabelecimento de uma comunicação clara e objetiva que permitam o desenvolvimento de capital intelectual dentro da organização. A sincronia dos processos internos é consequência da adaptação dos colaboradores e no compartilhamento de conhecimento das práticas organizacionais.
É claro que quando se objetiva a retenção de talentos não se pode exagerar em controles autoritários, e com argumentos contrários ao da organização. O ambiente ideal deve ser influenciado sem manipulações, pois a motivação não depende apenas de um bom salário e bons benefícios, mas também pelo interesse que cada colaborador tem em realmente colaborar para evolução da organização.
Se você trabalha com tecnologia, pense bem, e reveja seus conceitos, não analise somente os custos operacionais e custos de aquisição, preocupe-se também com o fator humano, pois ele pode ser a alavanca que você precisa para que todos possam enxergar a TI como um fator diferencial nos negócios. Quando falamos em retenção de talentos, estamos falando também de valorização, reconhecimento, alcance de objetivos e porque não dizer: “da estratégia de sucesso dos novos tempos”.
Leave a Comment