Agora vamos falar sobre o processo de planejamento do projeto e como este pode se tornar um instrumento para qualidade.
Resumidamente, o planejamento do projeto deve incluir aspectos como escopo, atividades, cronograma, custos, recursos, riscos do projeto, entre outros.
Na descrição do escopo, o detalhamento do que será entregue, é possível ampliar a visibilidade do cliente ou usuário para a abrangência da entrega e permite concretizar melhor o que será feito.
Na descrição das atividades, que detalha a sequência do que será feito, o cliente ou usuário pode acompanhar que já foi feito.
Na descrição dos custos do projeto, é interessante separar os diversos custos do projetos como recursos humanos, infraestrutura, serviços de terceiros, material de consumo e quaisquer outros demandados pelo projeto.
Na determinação dos recursos do projeto, onde são detalhados recursos humanos, financeiros e materiais, dê especial atenção ao perfil dos recursos humanos. Diferentes habilidades técnicas serão exigidas em diferentes momentos do projeto e não em outros. Este fato pode gerar aumento de custos e riscos ao projeto. Quanto maior a diversidade de habilidades e momentos diferentes na necessidade destas, mais e mais a alocação dos recursos humanos terá importância.
Na descrição dos riscos do projeto, onde são determinadas as probabilidades e os impactos por problemas que podem atrapalhar o projeto.
No cronograma, que posiciona as atividades no tempo e indica as precedências e dependências das atividades, não deixe de planejar as reuniões de progresso com o cliente ou usuário. Assinale os pontos de aprovação e de entregas parciais.
Em cada um destes aspectos existem pontos que permitem focar o planejamento do projeto como instrumento de verificação e acompanhamento da qualidade do produto ou serviço a ser entregue:
- No escopo, não deixe de descrever também o que não será contemplado: Administre as expectativas explicitas e implícitas do cliente ou usuário;
- Nas atividades inclua sempre validações de produtos intermediários: Envolva o cliente ou usuário na qualidade do produto ou serviço;
- Relacione os custos com as atividades e com o cronograma: Dar visibilidade ao fluxo de caixa do projeto. Para consultorias, esta visibilidade permite administrar a margem do projeto durante o seu desenvolvimento: Custo e margem também são parâmetros de qualidade do produto ou serviço;
- Tente ao máximo alocar profissionais com habilidades diversas, que possam desempenhar mais de uma função no projeto: Evitar a troca de profissionais durante o projeto é perder conhecimento adquirido no projeto, que tem reflexo direto na qualidade do produto ou serviço;
- Obtenha aprovação do cliente ou usuário para os planos de mitigação de riscos ainda em tempo de planejamento do projeto: Impactos em prazos e custos para a ativação destas ações é como seguro, paga-se para não usar, mas se precisar estão previstos;
- No cronograma, não deixe de demonstrar o caminho crítico do projeto: Os pontos de decisão em relação aos riscos, aos custos, aos prazos e principalmente onde o plano de ação para mitigação de risco é acionado são refletidos na qualidade;
- Sensibilize a percepção do usuário ou cliente.
Mas o principal ponto é a atualização do Planejamento do Projeto: Planejamento do projeto para a qualidade precisa ser um instrumento vivo e considerar a realidade.
Não há segredo. Apenas uma relação de cuidados, lembretes que ajudam a qualidade do projeto e seus produtos.
Em nosso próximo texto vamos focar na Qualidade em TI – Os processos de desenvolvimento inimigos da qualidade.
[Crédito da Imagem: Planejamento – ShutterStock]
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