Procurando novos ares para trabalhar? Já pensou na África?

As ruas movimentadas de Nova York, a arquitetura moderna de Vancouver ou as modernas capitais europeias. A lista é bem maior, mas esses são os cenários mais comuns quando imaginamos o que seria uma oportunidade para trabalhar no exterior. Quem não gostaria de ter a oportunidade de trabalhar no primeiro mundo, gozando da estrutura disponível e da companhia de pessoas de cultura moderna? Fora a possibilidade de aprender ou evoluir um idioma.

No entanto, uma minoria de brasileiros tem optado por imaginar um cenário diferente. São os brasileiros que buscam no continente africano, a oportunidade de trabalho no exterior.

Ainda tido como o continente mais pobre do mundo, a África traz alguns cenários que podem ser considerados exceções. São regiões em plena ascensão, como é o caso da capital de Angola, Luanda. Devido o idioma nativo ser o Português, tem atraído cada vez mais brasileiros. São muitas as empresas que já instalaram-se no continente africano.  Entretanto falta mão de obra de todas as espécies, mas principalmente as especializadas. Os brasileiros se tornam opções interessantes para suprir essa demanda.

Localização da Líbia no continente africano.

Outro caso interessante que gostaria de citar neste artigo é a Líbia. País africano de cultura árabe e regime parcialmente socialista, maior IDH¹ do continente africano, a Líbia tem sido opção de desafio na África para alguns brasileiros. Algumas empresas brasileiras, como a Queiroz Galvão, se estabeleceram recentemente, em busca de negócios ligados à construção civil. Ainda são poucos os brasileiros na Líbia, mas o futuro parece ter horizontes. Tive contato com um desses brasileiros, o Pedro, que me forneceu informações curiosas.

Os salários praticados são pagos em R$ e são muito similares aos salários praticados por aqui. No entanto, benefícios como moradia, automóvel, e outros auxílios, tornam a oportunidade mais interessante. O R$, ante a moeda local, o Dinar Líbio, é valorizado. Vive-se bem com pouco. A cada dois meses e meio, a empresa fornece ida e volta para o país de origem, com estadia de nove dias: intervalo de suma importância, para o equilíbrio num lugar tão distante e diferente.

Considerando a questão do aprendizado ou evolução de um idioma, a Líbia tem como idioma oficial o árabe. Mas o Inglês e o Italiano (a Líbia é ex-colônia italiana) são amplamente falados.

Uma oportunidade assim pode significar amadurecimento em diversos fatores e consequente preparação para desafios ainda maiores. Vamos para a Líbia?

1: IDH, Índice de Desenvolvimento Humano. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADbia .

Procurando novos ares para trabalhar? Já pensou na África? was last modified: novembro 26th, 2010 by Diego Fransozo

Ver comentários (12)

  • Diego,

    Quero ti parabenizar, pelo precioso tema abordado.
    Para profissionais que não tem medo de encarar desafio....uma ótima dica.

    Abs,

    Davidson Alves
    System Administrator
    Lotus Administrator

  • Passei por la , ótimo local para oportunidades , o que atrapalha la são os brasileiros que assumem posições em empresas lá enganando os empresários.

  • Adorei esse post!
    Sugestão bem diferente e interessante. Um conhecido meu trabalha na África do Sul, no ramo de TI. Pelo que vi tem bastante oportunidades por lá mesmo.
    Sem falar que o IDH da Líbia é maior do que o do Brasil! Me surpreendi quando vi isso. Inclusive a Líbia ganha de países como México, Peru, Rússia...Nossa!
    Vou botar na minha lista de países a visitar, realmente me surpreendi com isso. Fico muito feliz por um país da África conseguir tal desenvolvimento, se considerarmos as tragédias históricas que esse continente sofreu...

    • Que bom que gostou, Fernanda!

      As vezes nos surpreendemos com essas novidades, não?

      Se for à Líbia antes de mim (risos), não se esqueça de me contar.

      Abraço e obrigado por prestigiar o artigo.

  • Legal trabalho na área de ti a alguns anos e teria interesse..
    de novos desafios.
    mas tipo alguém sabe uma lista dessas possíveis empresas que contrata ?

Leave a Comment