Comecei com um assunto polêmico para variar não é mesmo! Pois o que vemos hoje em nossos locais de trabalho são colegas com conhecimento de sua área muito grande, mas que carecem de postura profissional, não se preocupa com a sua imagem e quando se mais espera deles, a chamada atitude não aparece.
Mas qual seria a definição dessas três palavras no âmbito profissional? Bem, podemos começar definindo postura profissional como a maneira pela qual nos apresentamos junto a nossos colegas de trabalho. A imagem vem atrelada a isso e pode ser definida como a forma que nos comportamos perante a toda a empresa. A postura profissional na maioria das vezes vem lembrar aquele nosso colega que só vem trabalhar com uma calça toda furada, camisa de malha “surrada” e sem passar, com cabelo todo despenteado, fala “palavrões” sem medida e muitas outras coisas de denigrem e desgastam a imagem, além de denotar falta de preparo para galgar patamares mais altos. É engraçado, brincamos muito com isso. Mas se for pensar em termos de futuro profissional, crescimento, notará que será difícil ele alavancar sua carreira deste jeito. Quando se é solteiro, descompromissado, sem filhos isso é “legal”. Mas o tempo passa e as coisas mudam e não adianta, pois a Administração da Empresa nunca colocará uma pessoa assim frente a um cliente, pois passa uma imagem totalmente ruim da organização. Se parar para pensar, você sendo dono de sua empresa, agiria da mesma forma? Alguém pode pensar, eu sou assim e não me importo. Agora meu amigo, deixa o tempo passar. Ou você muda ou no mínimo, se for um bom profissional, vai ficar parado onde está. E digo: mudar de empresa não resolve.
Está pensando que me esqueci de falar sobre “atitude”, certo? Não, deixei por último mesmo, pois é delicado falar dela. Vejamos a definição dada por Max Gehringer: “estar preparado, física e mentalmente, para executar uma tarefa”, entretanto pode haver muitas divergências sobre esta definição, até porque alguns acham que atitude é o que se tem de sobra e outros o que se tem de menos. Mas na verdade e o que defendo, atitude é quando nos colocamos frente a desafios sem medo de perder, mas consciente de nossos limites. Pensemos: surgiu uma tarefa que todos na equipe estão receosos de assumir com medo de errar. Quando o nosso amigo “Zé” fala com uma voz bem forte: “Eu resolvo”, todos se espantam e o “Zé” vai e põe fim a “pendenga”. Mas e se o “Zé” falhar? Meu amigo, só erra quem faz e só a atitude dele em se pôr a frente, vai lhe render bons pontos. E te falo, na prática quase sempre os que se expõe frente a estes problemas complexos, tem sucesso. Pois a empresa, sempre desloca muitas pessoas para ajudar nestes casos e quem sai bem “na foto” do Gestor, é o “Zé”. Surge o um “e-mail” parecido com este: “Agradecemos a todos pelo empenho na resolução do problema. Em especial ao Zé.” O “Zé” trabalhou mais que os demais? Lógico que não, mas foi o que deu a cara a “tapa”, que se dispôs a ficar a frente. Isso não será esquecido, em empresas conscientes e sérias.
O resumo é que se quiser crescer profissionalmente, terá de se conscientizar que quem tem que mudar é sempre “você” e não a empresa. Pois sempre tem alguém reparando em cada frase ou ação que toma dentro da empresa. E não se esqueça: que essas coisas se propagam de “empresa em empresa” é a tal propaganda de “boca em boca”. Se o “fulano” tiver uma propaganda ruim está “lascado”.
Leave a Comment