As mais diversas literaturas mencionam que “ A terceirização em tecnologia da informação originou-se da necessidade de cortar custos e reduzir pessoal devido às crescentes despesas com o setor de informática, geralmente não compatível com seu resultado para as organizações, ou seja, insatisfações quanto ao custo, a qualidade e o desempenho das unidades de TI.”
Alguém acredita que com um objetivo destes o outsourcing em TI teria a menor possibilidade de dar certo?
Mas onde esta o problema?
Infelizmente até hoje a maioria das empresas olham TI como despesa, poucas olham como investimento, pior nós profissionais de TI não conseguimos transformar nosso trabalho em valor agregado para as companhias e transformar despesas em receitas, continuamos com o nosso jeitinho de técnico que sempre resolve tudo sem muita explicação.
Como nasceu errado o outsourcing de TI permanece errado até hoje, as empresas que possuem TI como meio passam o tempo fazendo outsourcing e insourcing, pelos mais diversos motivos, por economia, por desempenho, busca de excelência, uma serie infindável de soluções magicas que acabam afetando a qualidade e profundamente os profissionais que vivem no meio deste vai e vem.
Mas da pra resolver?
Sim dá primeiro temos que quebrar o nosso próprio paradigma, deixar de sermos simplesmente técnicos e nos tornarmos profissionais de TI com visão executiva e não somente aquela visão técnica cheia de preciosismos, precisamos olhar o negocio e levar para a alta direção das companhias soluções que apresentem ganhos financeiros reais.
Da mesma maneira que os técnicos não entendem os executivos, os executivos não entendem os técnicos, mas nesta queda de braço quem sai perdendo são sempre os mesmos.
Então quem tem que mudar a forma de pensar?
Leave a Comment