Acredito que todos os companheiros que trabalham com tecnologia da informação já tenham tentando explicar a parentes e amigos no que trabalham e sabem o quanto é complicado explicar no que realmente trabalhamos, nossas especialidades, claro que existem os poucos “sortudos” que nunca precisaram explicar…
O termo consultor em tecnologia da informação é muito abrangente, encontramos consultores em desenvolvimento, melhoria de processos, infraestrutura, projetos e também os que possuem conhecimentos gerais, em todas as áreas.
Da mesma maneira que temos diversas áreas para especialização, o médico por exemplo, é especialista em alguma área da medicina (cardiologista, endocrinologista, pneumologista, clínico geral, etc.) e é fácil para ele em menos de 10 segundos, falar a sua profissão, sem ter que explicar a fundo para que entendam o que ele faz.
Quando alguém se apresenta ou é apresentado como médico, geralmente se pergunta a especialidade dele (quando ele mesmo não fala), se ele for um cardiologista por exemplo, todos entendem que ele trabalha com coração, se é pneumologista, todos entendem que ele trabalha com doenças respiratórias.
Quando me apresento como consultor em tecnologia da informação, na grande maioria das vezes, literalmente enxergo um ponto de interrogação em cima da cabeça da pessoa, se continuo informando as especialidades (infraestrutura, segurança e projetos), aparecem mais pontos de interrogação.
O consultor em tecnologia, como o médico, também é especialista em alguma ou mais áreas da computação (processos, projetos, sistemas, suporte, segurança…), a diferença é que a grande maioria da população desconhece as áreas, por não precisar delas diretamente. O interessante é que todos utilizam os nossos serviços quando eles vão aos supermercados, bancos, lojas, utilizam um atendimento por telefone, chat, fazem compras online, etc.
Por que então não entendem a nossa profissão como entendem a do médico por exemplo? Do meu ponto de vista é simples: ainda não fomos direcionados para usuários domésticos, sempre somos direcionados para trabalhos em empresas.
Para usuários domésticos, se acontece algum problema no computador, o famoso “deu pau”, tudo o que eles precisam é de um técnico ou de uma assistência técnica em computadores. Pelo menos por enquanto, é raríssimo um usuário doméstico procurar por um consultor em tecnologia especializado em segurança, visando uma melhor segurança de sua rede doméstica e dos seus dados por exemplo, mas acredito que em um futuro próximo as nossas especialidades serão bem conhecidas por todos, como as de um médico.
Os profissionais da tecnologia da informação em muitos casos, são vistos como técnicos em informática, por ser mais fácil do ponto de vista do usuário doméstico, entender o que fazemos. Quantas vezes os parentes e amigos falam dos problemas que possuem em seus computadores, vendo você como um salvador de todos os problemas relacionados ao computador, só porque você trabalha o dia todo com computadores? Quem nunca visitou um parente ou amigo e ele aproveitou a sua visita para falar daquela lentidão que está acontecendo? Ou aquela travada estranha?
Até hoje sou técnico em informática pelos olhos dos meus parentes e amigos, por ser muito mais fácil finalizar a tentativa de explicação com o famoso: “sim, sou técnico em informática, conserto computadores” do que explicar que sou especialista em tecnologia da informação com experiência em projetos, infraestrutura, segurança e telecom.
Vale registrar aqui que não tenho absolutamente nada contra a profissão de técnico em informática, afinal de contas, o meu início em tecnologia foi como técnico. Não irei cuspir em prato que comi.
Como conseguir explicar então no que trabalhamos, de uma maneira que todos irão entender, em menos de 10 segundos, como um médico? Na minha opinião: impossível neste momento. Todos usam os nossos serviços e muitos segmentos dependem dos nossos serviços, mas para o usuário final, não interessa como funciona, como é feito ou quem fez, o que importa para ele é que funcione como ele precisa.
Neste artigo referenciei muito aos usuários domésticos, mas não é difícil encontrar empresas de diversos portes que procuram assistências técnicas ou técnicos em informática para realizarem todos os trabalhos ligados a tecnologia da informação: o técnico passa cabo, clipa os cabos de rede, monta máquina, conserta monitor, ajuda o usuário com uma dúvida do Office, corre para subir o servidor que deu pau, cria usuários no AD, starta o backup, tem restore para fazer, novo projeto a ser iniciado… Enfim, exploram totalmente um determinado recurso, o que é ruim para os dois lados: o recurso não consegue ser especialista em nenhuma área e a empresa, como não procurou especialistas, coloca todo o ambiente em risco, pois o recurso além de sobrecarregado, não é especialista em todas as áreas em que ele atua. Mas esse assunto com certeza irei abranger em outro artigo.
Fiquem à vontade em comentar este artigo, abraço a todos e até o próximo.
Leave a Comment