Humanização da Tecnologia da Informação

Tenho me deparado com profissionais, bons profissionais, saindo da área de tecnologia para assumir outros desafios, totalmente diferente de suas habilidades e experiência profissional. Como isso se tornou um fato curioso, aos que me oportunam sempre questiono o motivo que levou um profissional de nome, cargos invejados e até mesmo com uma certa idade, a largar tudo? A tônica tem sido a mesma, pressão exacerbada, o valor elevado de percentual de lucro exigido pelos acionistas e principalmente o despreparo de muitos executivos para lidar com pessoas. Muitos investem em RH’s e consultorias ineficientes, gastam em demasia com projetos que não visam à melhoria de qualidade de trabalho, sem falar no regime de apadrinhamento gerado; ou seja, aonde um vai, vai todos que os cercam minimizando oportunidades e gerando um cerco nocivo no relacionamento entre profissionais, mantendo o incompetente e o antissocial a frente da gestão, inadmissível. Deparamo-nos diariamente com noticias em programas variados mostrando as oportunidades em tecnologia da informação e a baixa adesão de profissionais de qualidade, ou seja, pessoas estão procurando trabalhar com tecnologia pelos salários altos e não pelo gosto a profissão. É uma tendência e a própria mídia está induzindo o jovem apenas pelo interesse financeiro.

Os profissionais mais jovens não estão querendo assumir posições que exigem carga horária pesada, pressões de entrega e muito menos atender celular nas suas folgas, coisas que o gestor fazia antigamente. Muitas vezes virava noites em implantações e incidentes, isso está acabando, as empresas terão de investir muito, para manter a disponibilidade de sua T.I..Terá que cada vez mais, depender menos do profissional de hoje ou tentar resgatar aquele velho profissional que está cansando, e está abandonando sua carreira por não aguentar mais.É preciso parar com as exigências absurdas, e começar a humanizar a T.I. não pode ser apenas no papel.Foi-se o tempo em que o profissional de T.I. era um bichinho enjaulado em uma sala fria, as vezes congelante, se alimentando mal e tendo uma sub vida social. É preciso haver respeito, consideração com aqueles Gestores que entregam metas, dão retorno a empresa,e dedicam suas vidas em manter a qualidade da tecnologia, cuidam de pessoas, do financeiro, do Rh, e são cobrados de forma agressiva.Quais profissionais atualmente realizam essas tarefas? Poucos.

Convido aqueles que não conhecem a vida de um gestor de T.I. a conhecer este mundo dinâmico e frenético onde o profissional acaba virando uma máquina de fazer lucro que em pouco tempo se torna obsoleta e desvalorizada.

Humanização da Tecnologia da Informação was last modified: abril 9th, 2012 by Milton Nunes de Oliveira
Milton Nunes de Oliveira: Com mais de 10 anos de experiencia em gestão, atualmente responsável por um ambiente tecnológico de alta complexidade e que exige alta disponibilidade. Um profissional com grande facilidade na execução de gestão de relacionamento com clientes internos e externos e gestão de crise. Como destaque os pontos fortes, liderança, capacidade de mobilização e de entrega do grupo, sempre priorizando o profissional aliado com os objetivos da empresa.

Ver comentários (1)

Leave a Comment