Governança de TI com COBIT

Muito se fala nos últimos anos sobre governança de TI, este assunto esta nas pautas de reuniões de vários gestores e ate mesmo de conselhos administrativos de grandes empresas. Gostaria de falar um pouco aqui sobre o que é governança e como o COBIT pode nos ajudar a implementa-la.

Definição de governança “um processo que toma decisões para definir espectativas, conceder poderes, ou verificar desempenho (ITGI, 2010)”.

Gosto de fazer a seguinte analogia com meus alunos. Imagine um carro, você tem o mecânico  o especialista de motor, o eletricista etc… porém quem da a direção para este carro em qualquer estrada é o motorista. O papel de cada um na equipe e muito importante para o resultado final mais o motorista que dita o ritmo a velocidade e principalmente a direção. Na TI não é diferente temos uma grande equipe de especialista que trabalha duro para ganharmos a corrida porém o CIO é quem da a direção é ele quem governa, que tomas as decisões  Portanto qualquer governança de TI deve partir do CIO ou gestor de TI.

O COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) entra aqui como uma grande e importante ferramenta, apesar de não ser a única para ajudar o CIO na tarefa de dirigir este carro na velocidade e direção correta.

Inicialmente o COBIT foi criado para ser uma ferramenta de auditoria do governo britânico que queria saber se o dinheiro investido em tecnologia da informação estava sendo bem aplicado. Mais tarde passou a ser usado por várias empresas buscando gerir melhor os seus recursos de TI. Com o surgimento das várias leis de conformidade no final da década de 90 ele passou a ser usado como principal ferramenta para o cumprimento destas normas.

O mais importante é saber que o COBIT não é uma norma a ser seguida do início ao fim, mais sim um guia, um conjunto de boas práticas compiladas de forma a direcionar o que deve ser feito mais não como se deve fazer. É muito importante que cada gestor saiba identificar as necessidades de sua empresa ou negocio e buscar no COBIT uma melhor pratica que possa lhe auxiliar.

Para quem quizer saber um pouco mais sobre o COBIT,  pode fazer o download gratuito do COBIT 5 no site www.isaca.org

Abraços

Eliel Genilhu

Governança de TI com COBIT was last modified: janeiro 8th, 2013 by Eliel Genilhu
Eliel Genilhu: Mais de 15 anos de experiência em Tecnologia sendo metade como Gestor. Atualmente CIO e IT manager em uma industria Farmacêutica, Professor de pós-graduação nas universidades UNIBH e IETEC. Especialista em gerenciamento de projetos com MBA pela FGV. Certificados em ITIL e COBIT. Contatos: Twitter: @genilhu Email: leogenilhu@gmail.com Linkedin: http://www.linkedin.com/profile/view?id=52264155&trk=tab_pro Facebook: https://www.facebook.com/leogenilhu
Leave a Comment