Qualquer semelhança com pessoas que você conheça ou acontecimentos reais não terá sido mera coincidência.
É muito comum na área de TI encontrarmos com situações que nos causam desconforto ao nos depararmos com uma pessoa que está em determinada posição de liderança, porém esta não sabe o que significam as palavras “liderar” e “gerenciar” tampouco tem o “feeling” para tal.
Neste caminho de consultor de TI em que me encontro, já deparei com várias situações como esta e muito provavelmente você também, e as perguntas são sempre as mesmas:
Como pode alguém ser tão despreparado para o cargo estar ocupando um lugar estratégico?
Como pode alguém sem o perfil adequado para a função e sem o conhecimento necessário pode ter condições de conduzir um departamento estratégico como a de TI?
Pois é, infelizmente isto é comum em nossa área!
Certa feita um colega, super capacitado em alta tecnologia me contou que ele foi convidado para participar de um processo seletivo em uma empresa de médio porte. Passou por 4 sessões de entrevistas técnicas, psicotécnicos e testes técnicos pois o cargo necessitava de uma pessoa equilibrada técnica e emocionalmente. Era para um cargo estritamente técnico e recheados de oportunidades estressantes.
Quando chegou a vez desse colega fazer a entrevista derradeira com o gerente de TI, ficou sabendo que a formação acadêmica do gerente era da área da saúde (isto mesmo, técnico em saúde do trabalho!!!) e não tinha nenhuma formação ou curso na área de TI,porém o gerente estava a frente da equipe havia mais de 1 ano. Nesta entrevista com o gerente de TI, o assunto se resumiu apenas em redução de custos para o departamento. Nada de objetivos claros, nada de assuntos técnicos, nada emocionante…
Não tenho nada contra uma pessoa com outra formação que não seja TI administrar um departamento de tecnologia desde que esta tenha capacidade e conhecimento para tomar as decisões certas e embasadas, afinal, “bagagem” conta muito, porém,penso eu, a empresa poderia ganhar muito mais se colocasse a frente pessoas com requisitos necessários para administrar o departamento, cada qual dentro do departamento que melhor se encaixa ao seu perfil.
Normalmente para gerenciar um ambiente de TI requer que o profissional capacitado tome decisões mais adequadas e importantes, assuma responsabilidades pelos indicadores, se envolva com o desempenho organizacional e departamental de maneira pró-ativa, dê objetivos claros e palpáveis à equipe e tenha um mínimo de bom senso no trato com as particularidades de cada problema. Sem contar com a arte de administrar conflitos.
A falta de foco, de visão, de envolvimento pois não conseguem iniciar e terminar uma tarefa por falta de capacidade técnica ou conceitual sobre determinado assunto, cria um descompasso entre a rapidez que a solução exige e a falta de capacidade para administrar determinadas situações.
Enquanto uns procuram o perfeccionismo para tentar ganhar tempo ou deixar que outros assumam a solução do problema, outros assumem “n” atividades para se desculparem de que tem muitas tarefas a fazer e não conseguiu ver “aquele assunto”. Resultado: Atrasos nas tomadas de decisões que geram ineficácias das atividades, causando situações desconcertantes entre a equipe e os departamentos solicitantes.
Como para algumas decisões são necessários ter agilidade e conhecimento, para ser gerente é necessário conhecer e aplicar algumas técnicas de administração que certamente trarão resultados eficientes e eficazes. Estabelecer metas, criar situações para atingir os objetivos, conhecimento técnico para negociações, afinidade com a equipe, espírito de liderança e respeito fazem o diferencial para quem é ou pretende ser gerente.
E para terminar a história : o meu colega não aceitou a oportunidade oferecida pois sabia que iria ter problemas, principalmente de relacionamentos.
É isso ai!!!
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