Em pouquíssimas profissões o trabalho é realizado individualmente, o que nos indica que as pessoas trabalham em grupo ou equipe. É comum confundirmos as duas coisas. Por isso te convido para participar dessa reflexão.
No trabalho em grupo, geralmente os líderes estão afastados das pessoas que fazem parte do grupo, não estabelecem um canal de comunicação adequada com elas, e para ajudar, são autoritários. Além disso, no grupo é comum ter diferença de valores entre os integrantes, e isso reflete negativamente no relacionamento entre eles. No grupo, é comum se deparar com um ambiente hostil e de concorrência, onde a crítica é sempre dada e recebida sem muito tato. Cada um para o seu lado.
Em contrapartida, no trabalho em equipe, os profissionais tem objetivos e papeis bem claros e possuem um conjunto de habilidades (criatividade, sinergia e capacidade de inovar, iniciativa, empatia, dentre outros) que facilitam o relacionamento a ser construído no dia-a-dia, fazendo com que elas se complementem. O ambiente para os que trabalham em equipe, geralmente, é mais transparente, então elas ficam mais aptas a receber e fazer críticas construtivas.
Crítica destrutiva precisa ser combatida. Sabemos que ninguém gosta de ser questionado, confrontado ou criticado. Mas isso faz parte do crescimento profissional e precisamos estar dispostos a aprender com isso. Quando nos referimos ao trabalho em equipe, o líder é um membro como outro da equipe, portanto precisa dar e receber feedback.
Outro fator positivo do trabalho em equipe é que os profissionais trabalham unidos, sempre na busca do mesmo objetivo e ficam disponíveis para ajudar os outros colegas quando necessário.
Na prática, vemos isso claramente quando alguém termina o seu sprint e diz: ”Bom, já terminei minha atividade, agora vou ver as notícias…”. Esse comportamento refere-se a uma pessoa que trabalha em grupo. Já quem trabalha em equipe, tem uma atitude diferente: “Bom, já terminei meu trabalho, Fulana, precisa de ajuda em alguma coisa?”.
É importante deixar claro que não existe o mundo perfeito, onde todos são pro-ativos e sem entendem, mas a responsabilidade de tornar o ambiente de trabalho agradável é de cada um que faz parte do mesmo. Trabalhar em equipe é uma questão de treino diário. Para isso, pense a respeito:
- Assuma seus erros.
- Evite falar demais.
- Seja objetivo.
- Não apresente o problema apenas, proponha soluções.
- Saiba ouvir.
- Saiba falar.
- Tente ver as coisas de modo mais otimista.
- Um problema não é um problema: é uma oportunidade de inovar.
E para você, qual a sua filosofia de vida: trabalhar em equipe ou em grupo?
Leave a Comment