Como resolver problemas com postagens no WordPress

Boa parte dos blogueiros no Brasil ou usa Blogspot (Google) ou WordPress. As formas de tratar assuntos chatos (leia-se plágio, conteúdo ofensivo, criminoso etc.) no primeiro são gerenciados mais facilmente. Porém, quanto ao WordPress pouca gente sabe como resolver esses problemas. Este post tem o objetivo de ajudar os internautas que sofrem com abusos dos usuários da plataforma WordPress.com.
Para começar, importante referir que embora exista um Fórum de Suporte e Comunidade WordPress no Brasil e em Português, os contatos deverão ser feitos no formulário de contato disponibilizado pela WordPress.com. No entanto, este formulário é apenas para usuários “upgrade”, ou seja, com pagamento para uso da plataforma. Para denunciar sites hospedados no WordPress há necessidade de preencher alguns formulários (http://pt.wordpress.com/complaints/), dependendo do contexto e do problema. Vejamos:
Mr. Toni Schneider
Email: dmca@automattic.com
Automattic, Inc.
60 29th Street #343
San Francisco, CA 94110
Phone: (877) 273-8550
Fax: (415) 840-0710
Quando se trata de cumprimento de ordens judiciais e requisições policiais, eis as recomendações:
  1. Cumprimento de ordens judiciais: As ordens judiciais oficiais e assinadas podem ser enviadas para court-orders@wordpress.com. Importante a leitura destes documentos (http://en.support.wordpress.com/court-orders/) para compreender melhor a política do WordPress.
  2. Respostas às forças de segurança: Se o contato é de um agente de uma entidade oficial de segurança (i.e. polícia ou afins), o contato é feito por e-mail law-enforcement@wordpress.com (em inglês).
Importante ler algumas observações antes de se desesperar:
– Verifique que o blog em questão (ofensivo) é alojado pela Automattic. O WordPress.com não tem nenhum controle sobre blogs que indicam ser “Powered by WordPress.org.” Esses blogs usam o software de código aberto WordPres e não são alojados pelo WordPress.com. Este, só aloja blogs que tem “wordpress.com” na sua URL ou que indicam explicitamente no rodapé “powered by WordPress.com” (em qualquer idioma).
– Contate o autor diretamente, para tentar resolver a situação. Visite o artigo/blog em questão e deixe um comentário com a sua queixa/reclamação para determinar a resolução diretamente entre “vítima” e “autor”. O uso desse processo é importante porque todos os comentários publicados no WordPress.com são automaticamente enviados por e-mail ao administrador do blog.
– Não resolvido diretamente, pode ser enviada a “queixa” ao WordPress.com. A queixa deve ser em formato de texto simples, porém em inglês. Devem ser incluídos links específicos e citações do material ofensivo, caso contrário a reclamação será ignorada. Se o blog está escrito num idioma que não inglês, a sugestão do WordPress é de que haja uma tradução. Depois, é só enviar para o e-mail para abuse-report@wordpress.com.
Bom, espero estar ajudando. Forte abraço a todos!!

Artigo postado originalmente em: www.emersonwendt.com.br

Como resolver problemas com postagens no WordPress was last modified: agosto 26th, 2013 by Emerson Wendt
Emerson Wendt: Emerson Wendt possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito - pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Atualmente é Delegado de Polícia da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, sendo Diretor do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE). Coordenou o Projeto e a Implementação da ampliação do do "Sistema Guardião , no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, instituindo as Estações Remotas na Polícia Civil e Corregedoria da Brigada Militar. Foi administrador do Sistema Guardião e Coordenador de Serviço de Interceptação de Sinais da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul de 2007 a 2009. Atua como colaborador da Coordenação-Geral de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, tanto como organizador do portflólio dos cursos na área de Inteligência de Segurança Pública (ISP) quanto como Coordenador e Docente dos cursos de Introdução à Atividade de ISP. Tem especialização e experiências na área de Inteligência de Segurança Pública, Contra-inteligência, Inteligência de Segurança Pública e Estratégica, com ênfase em Produção de Conhecimento e Análise de Inteligência, Combate ao Crime Organizado, interceptação de sinais e interceptação telefônica, além da especialidade em investigação de crimes cibernéticos. Professor nos cursos de Pós-Graduação do Senac-RS (Passo Fundo), IDC (Porto Alegre), Verbo Jurídico (Porto Alegre), UNIRITTER (Canoas e Porto Alegre), EPD (São Paulo) e de cursos de extensão na Unisinos (São Leopoldo). Ainda, professor na Academia de Polícia Civil do RS, na cadeira de investigação criminal e coordenador da disciplina de inteligência policial. Ministrou aulas nas Academias das Polícias Civis do Pernambuco, Goiás, Paraná, Acre, Alagoas, Sergipe, Rondônia e Piauí.

Ver comentários (1)

  • Emerson,

    Para começar, importante referir que existe um Fórum de Suporte e Comunidade WordPress no Brasil e em Português. No entanto, no próprio formulário de contato ...

    Esse site é do wordpress.org, não tem nada a ver com o wordpress.com, é da comunidade brasileira do software livre WordPress, e este formulário só serve para receber contatos sobre a tradução para o português. Por favor, esclareça essa informação em seu post, porque o motivo de colocar ali as informações para quem quer fazer denúncias de sites no wordpress.com, é justamente porque as pessoas confundem wordpress.com com wordpress.org, e assim evitar que utilizem esse formulário de contato para fazer denúncias ou tirar dúvidas do wordpress.com. Por favor, seria até bom que você removesse o link para nosso site. A página de contatos do wordpress.com é essa: http://en.support.wordpress.com/contact/

    muito bom seu post, mas uma coisa fundamental que precisa ser esclarec

Leave a Comment