É preciso ter em mente que a nossa valorização não é feita pelo conhecimento que temos , mas sim como usamos este conhecimento, e neste caso como demonstramos a nossa experiência. Como não dar uma grande importância para a comunicação? Mas percebemos que este tema acaba ficando sempre em segundo plano.
Temos que adquirir o hábito de aperfeiçoa-la a cada dia, mostrar empatia, transmitir naturalidade e calma, demonstrar confiança e credibilidade. Existe uma imagem que profissionais muito técnicos não possuem habilidade em lidar com pessoas e transmitir conhecimento, e é exatamente neste sentido que devemos investir.
Calcula-se que um gerente de projeto chega a gastar até 70 % do seu tempo em comunicação e, para este tempo ser bem empregado é preciso utilizá-lo da melhor forma possível. Acredita-se que a comunicação pode ser um dos principais motivos de fracassos em projetos. Como ter sucesso em um projeto onde a equipe do projeto não consegue compreender exatamente o que desejam as partes interessadas. O que vocês acham de um gerente que comunica o resultado de uma reunião (Status Report) para alguém da equipe quando o encontra no corredor? Esta informação pode facilmente se perder, ou ser ignorada. Isto demonstra que ele evita confrontos, mas que na verdade é necessário para encontrar soluções ou idéias. Comunicar somente alguns da equipe, achando que os demais não precisam de detalhes ou automaticamente serão comunicados, também caracteriza falta de comunicação, ou melhor, uma comunicação precária.
A comunicação tem alguns agentes importantes:o Emissor, o Receptor, a Mensagem, o Canal de Comunicação, o Ruído e o Feedback. Todos devem estar em perfeita harmonia para que o processo de comunicação seja completo e atinja o seu objetivo. As mensagens devem ser claras e precisas, caso contrário podem comprometer todo o processo de comunicação, configurando as chamadas barreiras de comunicação.
A linguagem também permite sentidos diferentes. Nas situações com excesso de informação pode ocorrer de ultrapassar a capacidade do indivíduo (receptor) interpretar o conteúdo, é preciso evitar jargões e termos técnicos analisando quem será o receptor. Falta de interesse no assunto e defesa também reduzem a capacidade de se comunicar com eficiência.
Todo emissor deve preparar a mensagem com máximo de qualidade e objetivo, e é com o Feedback que percebemos se a mensagem foi compreendida. Pode existir a filtragem, se ocorreram erros de percepção, ou situações onde o receptor assimila somente o que interessa. Para identificar uma comunicação eficiente podemos responder as seguintes questões: É necessária? A informação é relevante?
Dentro de uma empresa a comunicação pode se apresentar de duas formas, a comunicação vertical, que flui do topo para a base onde a participação dos subordinados é baixa, e a comunicação lateral ou horizontal, que se caracteriza pela comunicação entre membros de diferentes departamentos e entre diferentes grupos de trabalho, a integração que é estabelecida gera uma maior sinergia que facilita atender melhor metas e objetivo, acaba sendo uma comunicação mais informal e que incentiva o espírito de equipe dentro da empresa.
A comunicação deve ser feita de forma assertiva, sem ser agressiva, onde todos os receptores consigam compreendê-la da melhor forma. É preciso ser clara e ter delicadeza. Devemos ter o cuidado de não gerar conflitos ou mal entendidos. A comunicação é um processo difícil e pode ser a chave da relação de confiança. O importante é a capacidade de ser entendido, não adianta ser ótimo orador, precisa ter capacidade de convencimento. Gostaria de destacar uma frase de Peter Drucker, o “guru dos gurus”, sobre comunicação:
“As empresas são construídas com base na confiança, que, por sua vez, é construída com base na comunicação e na compreensão mútua.” Peter Drucker.
[Crédito da Imagem: Comunicação – ShutterStock]
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