Alinhamento estratégico de TI utilizando o Balanced Scorecard

O processo de gerenciamento de projetos se tornou vital para as organizações que pretendem alcançar sucesso nos negócios, no entanto, o Instituto Gartner mostrou que 70% dos projetos na área de Tecnologia de Informação (TI) falham no cumprimento de cronograma, custos e metas de qualidade.

Outro fato importante é que mesmo quando os projetos são executados com sucesso, muitas vezes eles ainda não trazem os benefícios esperados pelo negócio.

Diversos fatores geram esses problemas, mas o grande vilão tem sido a falta de alinhamento estratégico entre os objetivos do negócio e as atividades de TI.

Isso ocorre, pois as unidades de negócios têm uma visão limitada sobre o que a área de Tecnologia está fazendo e a TI, por sua vez, tem uma conexão limitada com os objetivos estratégicos e do negócio.

Um dos principais desafios para executivos de TI e de negócios é garantir que os investimentos em TI aumentem o desempenho da organização e agreguem valor às estratégias corporativas.

Nesse cenário, torna-se necessário uma governança corporativa em TI, que permita comunicar e direcionar as ações da empresa e da TI, controlar seu desempenho e resultados, e certificar que organização está no caminho certo e caso não esteja, identificar os ajustes necessários para alcançar os objetivos.

O Balanced Scorecard é uma ferramenta que auxilia na aproximação entre as áreas da organização, tendo como principal objetivo o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa. Através dessa ferramenta é possível mapear os objetivos estratégicos de uma organização em indicadores de desempenho em quatro perspectivas: financeira, processos internos, clientes e aprendizado e crescimento.

Essa ferramenta surgiu da necessidade de explorar novos métodos de medição de desempenho, já que apenas as métricas financeiras eram insuficientes para entender toda organização.

O maior objetivo do BSC é tirar os planos e metas do papel e difundi-los por toda organização e dessa forma alinhar os objetivos à estratégia.

Através desse método é possível avaliar os ativos intangíveis e intelectuais de uma empresa, tais como serviços de qualidade, funcionários motivados, processos eficientes e clientes satisfeitos.

O BSC IT (Balanced Scorecard Information Technology) tem como objetivo um entendimento comum de como as aplicações de TI, tecnologias e serviços irão contribuir para os objetivos de negócios – hoje e no futuro.

O alinhamento estratégico entre TI e negócios envolve otimizar a comunicação entre os executivos que tomam as decisões de negócios e gerentes de TI que supervisionam as operações técnicas.  Dessa forma, possibilita implementar planos flexíveis de negócios e arquiteturas de TI, bem como a alocação de custos eficaz.

Alguns passos que podem contribuir para uma gestão de indicadores com BSC são:

  • Definir as condições para alcançar o alinhamento;
  • Definir objetivos com base na Estratégia Empresarial;
  • Definir metas financeiras;
  • Definir metas de mercado com foco em clientes;
  • Alinhar processos internos (uso de BPM ou PDCA);
  • Identificar processos críticos;
  • Promover Capacitação aos colaboradores (disseminar cultura);
  • Determinar o valor da TI;
  • Desenvolver a Visão e Missão da TI.

Há muito o que falar sobre BSC e seus benefícios para organização, mas o mais importante é saber que toda a organização precisa ter conhecimento claro da estratégia traçada e dos objetivos a serem alcançados. Isso faz com que cada área se envolva ao plano empresarial e que todos possam falar a mesma língua com bases sustentáveis.

[Crédito da Imagem: Alinhamento Estratégico – ShutterStock]

Artigo publicado originalmente em www.rodolfovilasboas.com.br

Alinhamento estratégico de TI utilizando o Balanced Scorecard was last modified: fevereiro 11th, 2014 by Rodolfo Vilas Bôas
Rodolfo Vilas Bôas: Sou pós-graduado em gerenciamento de projetos, certificado PMP, além de ser voluntário em projetos do PMI e organizador de cursos e eventos de gerenciamento de projetos. Com passagens por grandes empresas do país, hoje atuo como Gerente de Projetos em uma instituição financeira.
Leave a Comment