Mas será que ainda existe esta segregação? Não tenho duvidas que TI é uma área de suporte/ apoio, mas penso que hoje em dia TI é parte integrante do “Negócio”. É só pensarmos um pouco no quanto as operações em qualquer empresa são automatizadas? Sejam estas operações de chão de fábrica ou nas áreas administrativas e operacionais, ou ainda a importância do email, que passou a fazer parte da “gestão” em varias empresas e as planilhas de Excel então? Tudo isso é TI. Diante disso imagine o “Negócio” sem TI ou vice-versa, existe alguma empresa onde isso ainda aconteça? Acreditando que o resultado acima tenha sido “praticamente todas, senão todas, as operações necessitam de algum aplicativo ou dispositivo, etc.. para serem executadas ”, ou seja, TI é e faz parte integrante e muito do “Negócio”, seja atuando no suporte de modo a manter as operações em atividade ou ainda buscando soluções para as novas necessidades de todas as áreas da empresa.
Porém, não há uma receita básica para esta transformação, mas ela precisa acontecer sob o ponto de vista de agregarmos valor cada vez mais para todas as áreas, inclusive a própria TI.
E esta transformação tem de começar por nós de TI, não de modo impositivo, mas sim, de modo colaborativo. Tendo muita criatividade e mudando alguns antigos hábitos. Ou seja, ao invéz de ficar reclamando que o usuário não testa alguma solução, devemos sentar junto a ele para fazer isso acontecer. Ao invéz de ficar reclamando que a TI é lenta, face à dinâmica da empresa, devemos estar passar a atuar dentro das áreas para conhecer as oportunidades e as novas demandas, antecipando-se na solução das necessidades. TI hoje, não deve ser a área que fica aguardando uma demanda para depois “desenvolver ou buscar” a solução e depois voltar com um “pacote” e ver se isso atende a necessidade. Devemos sim, estar dentro das áreas e em conjunto desenvolver/criar a solução da maneira mais simples e rápida possível. Isso claro sem deixar de lado toda a governança necessária para garantir os controles e políticas.
Entendo que só esta mudança pode não ser suficiente, mas com certeza estaremos dando o passo para que as demais áreas mudem o conceito e a postura com relação junto a TI, não adianta somente mostrarmos ou falarmos, as áreas precisam ter a percepção da mudança de TI. Ou seja, penso que com isso, haverá mais tempo disponível para definir, avaliar e homologar as soluções, os Key Users estarão mais participativos, empenhados no bom funcionamento e sentindo-se proprietário das soluções e procedimentos implementados. Ou seja, as coisas deixarão de ser ”vê lá com o pessoal de TI” ou “abre um chamado para TI” ou ainda “isso é coisa de TI”, para passar a ser “vamos antes entender o que acontece”, “vamos entender junto com TI”.
Bem, pode não ser ou parecer fácil fazer esta mudança. Mas entendo que seja necessária, diante da dinâmica das empresas e da necessidade de soluções de TI para suportar as demandas, bem como para a TI deixar de ser o “patinho feio” e mostrar o quanto TI pode alavancar os resultados financeiros e operacionais das empresas.
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