Depois de um tempo de férias, voltei!
E gostaria de compartilhar algo que acredito ser uma triste realidade em nosso país. O dia-a-dia de um Analista de Suporte.
Não é muito difícil de encontrar Analistas de Suporte em situações de estresse elevado. Primeiro porque vivemos em uma cultura que insiste em taxar TI como custo e não como investimento e neste custo esta incluso o bom profissional, ou seja, especialista de TI é visto como custo também.
E segundo porque a falta de investimento incentiva a “desqualificação” profissional, ou seja, não estimula a busca por capacitação.
Diante deste cenário percebo que o que se quer não é um especialista em TI, e sim um “mágico” que execute o impossível a “custo zero”. Vou relatar alguns exemplos que já presenciei em meus mais de 12 anos de experiência;
1- PC como Servidor;
A primeira das coisas absurdas que já vi é esta, colocam um PC como “Servidor” e querem que o desempenho, segurança e disponibilidade sejam de alto nível. Impossível, por uma série de questões que envolvem desde arquitetura de hardware à segurança e mais algumas coisas que só um Servidor de verdade pode oferecer.
2- Sistemas operacionais não licenciados;
Outro ponto chave, Softwares sem licenciamento, além de crime, há um agravante pelo fato de não virem de fontes oficiais. Não se tem o suporte devido, sem falar da falta de atualizações que podem por uma rede em risco, querem um exemplo, o vírus Conficker que atormentou muitos analistas e empresas e que poderia entre outras práticas ser evitado baixando uma atualização de S.O. Sistema operacional devidamente licenciado e atualizado também tem a ver com segurança.
3- Falta de Backup;
Já ouviram a expressão, “só sentimos falta daquilo que um dia perdemos”, ou “só damos valor para o que já perdemos?” Pois é, isto exemplifica a questão dos backups em empresas deste tipo, é mais ou menos assim, “dá um jeito aí porque esta solução de backup é um custo muito alto” Quando se perde dados importantes do negócio, coitado do cara do TI, vai ter que operar um milagre.
4- Puxadinho de rede e salada mista;
É bem esta a expressão, a empresa começa a crescer a conquistar novos clientes, então preciso de mais PC’s, aí vira aquela salada mista de S.O, Ferramentas como Office, Browser de Internet e Hardware, sem contar com os infinitos “puxadinhos” (cascateamentos) na rede e por conseqüência, a multiplicação das reclamações de que a rede esta lenta.
5- Antivírus e questões de segurança;
Esta é clássica, antivírus home e free em ambiente corporativo, sem falar das senhas compartilhadas e da inexistência de um firewall e qualquer política de segurança da informação. Assim sendo, segurança da informação é inexistente nestes casos. O ideal seria um antivirus corporativo e gerenciável para um controle melhor no que diz respeito à prevenção, além da implementação de um firewall e uma política de segurança bem definida.
Estas são as principais e mais presenciadas no dia-a-dia. O que quero ilustrar com isto, é que o Brasil parece ter entrado na rota da tecnologia (há um bom tempo), e que os negócios não subsistem sem TI, portanto, TI alavanca os negócios e é um verdadeiro aliado para o crescimento com qualidade.
Num primeiro momento pode parecer custo, mas a médio e longo prazo você verá os resultados, e então recorro à velha máxima da sabedoria popular que diz: “Quem planta, colhe”, e isto pode ser para mal ou para bem, vai depender de como você enxerga o TI da sua empresa. Sua empresa depende de TI, quer você queira quer não.
Um bom profissional de TI, devidamente qualificado, não é custo, é investimento humano para que a TI de sua empresa esteja sempre um passo a frente. Então, olhem para o profissional de TI com um pouco mais de respeito e carinho, pois não é fácil se capacitar, isto demanda horas e horas de estudo, além de um bom investimento financeiro e muitas vezes sacríficio dos fins de semana. A empresa que valoriza sua equipe de TI, sempre colherá bons frutos, pode ter certeza disso (e me perdoem o desabafo de um modo geral).
E finalizo me solidarizando com os “caras do TI” que sofrem diariamente da síndrome de não serem como David Copperfield (Famoso ilusionista americano) e que se sentem desprestigiados. Meu recado é, não desistam há esperança de mudanças deste triste cenário.
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