Recentemente eu criei um debate no grupo do TI Especialistas, no Linkedin, onde perguntei se alguém discordava da seguinte frase:
“Está difícil encontrar bons profissionais de TI no mercado!” – “ Não é isso, é que os bons não querem trabalhar na sua empresa.” — Alexandre Magno.”
Houve um engajamento considerável. Mais de 80 comentários onde todos se queixam de uma realidade que aparentemente está longe de ser revertida.
Baseado nos comentários, podemos notar s principais causas da insatisfação profissional no mercado de TI:
- A remuneração é um grande indicador de insatisfação, afinal os profissionais de TI investem muito em cursos e certificações, mas na maioria das vezes, o mercado remunera aquém do mínimo esperado.
- Seleção onde se oferece o céu, mas na prática é o pão que o diabo amassou, e muitos profissionais pagam para ver no que vai dar.
- Área de TI não é levada à sério: ainda falta amadurecimento em muitas empresas do ponto de vista de valorização da área de TI. Por exemplo, quem nunca se deparou com um estagiário que atua na área de suporte, muitas vezes sem alguém para orientá-lo? Meu objetivo não é menosprezar o trabalho de ninguém, mas existe uma grande incoerência entre os cargos assumidos e habilidades dos mesmos.
- Sindicato ineficaz: falta de crédito por parte dos profissionais em um sindicato que em tese deve resguardar os seus direitos.
- Disparidade: entre habilidades/competências x salários: muitos skills para pouca remuneração.
- Inflexibilidade de horário: os profissionais muitas vezes preferem trabalhar sob demanda.
Baseado nessa experiência, gostaria de fazer alguns comentários:
Profissionais: valorizem-se, todos temos compromissos para honrar mas não se sujeitem a receber menos do que vocês merecem. Seja sincero quando questionado sobre suas habilidades e competências. Lembre-se que ninguém nasceu sabendo e quem faz tudo, acaba fazendo nada.
Acredito que essa imagem vem muito ao encontro do que comentei acima.
Empresas cuidem e valorizem os seus profissionais, busquem entender o que eles precisam para trabalhar mais e melhor. Salário é importante, e ter um ambiente com bom relacionamento entre líder e liderados também conta.
Horário flexível e gestão participativa aumenta o engajamento das pessoas.
Alto turn-over é um grande vilão da produtividade e requer alto investimento financeiro e de tempo para ensinar as pessoas sobre o seu negócio.
Sei que não é fácil promover essas mudanças, pois do ponto de vista da empresa, vai esbarrar em muitas áreas.
Todas são tão recheadas de “boas-práticas” de trabalho e normas, mas vivemos um novo momento, onde o que dava certo há 10 ano atrás, hoje não dá mais.
Agora as pessoas querem conciliar qualidade de vida com o trabalho. Nem todos são mais workaholic como antigamente.
E o cenário atual tem contribuido para a migração desses profissionais para outras áreas: muitos estão buscando novas alternativas de atuação, como empreender em ramos que não tem nada haver com a sua profissão atual.
E você, tem alguma sugestão de como melhorar a sua insatisfação profissional? Compartilhe conosco, a sua contribuição pode ajudar outras pessoas.
[Crédito da Imagem: Insatisfação Profissional no Mercado de TI – ShutterStock]
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