3 passos simples para performar, utilizando os 3P’s: Processo, Pessoas e Produto

Gestão estratégica

Conhece seu processo?  Ou acha que conhece?
Garanto que sempre há alguém com uma planilha de controle no desktop (área de trabalho do computador) controlando algo que o faz perder tempo e descentralizando a informação.
Entenda:

Mapeamento de Processos

Para todo e qualquer atividade/tarefa, vulgo Processo, deve-se perceber sua razão e objetivo:
  1. Entrada –> De onde vem a demanda;
  2. Processo –> São os meios/ferramentas que contribuem para controlar a entrada e conduzem de forma eficiente para sua entrega.
  3. Saída –> Para onde vai a entrega, ou seja, o resultado esperado.
Desenhar um processo é essencial para identificar gaps, gargalos, otimização e definir se mantém, extingue ou melhora o processo em questão.
Assim como listamos no papel um checklist de tarefas a serem executadas no do dia a dia ou uma simples lista de compras do mercado ou na hora de enviarmos um e-mail importante, escrevemos de forma que seja claro com construção de início, meio e fim para o entendimento do destinatário.
Não é necessário ser um expert no assunto para mapear seus processos, mas é preciso unir mentes analíticas, sistêmicas (visão do todo) e estratégicas para identificar gargalos/gaps e conduzir para melhoria contínua do processo.
“Nada é tão bom que não se possa melhorar, sendo assim mantenha-se antenado.”
Como sabemos, só se controla o que se pode medir, ou seja, identificar uma forma tangível (de forma numérica, por exemplo) a saída dos processos.

Organização e Gerenciamento de Processos

Para identificar seus processos, desempenho e manter seu negócio/área/setor tenha as melhores pessoas ao seu lado e de preferência melhores que você para o desenvolvimento contínuo.
Seja líder e um bom líder conduz, ouve, participa, deixa participar, desenvolve, estuda, aprimora e estuda mais, pesquisa, faz leitura, compartilha e contribui para melhoria contínua das atividades/tarefas e de seus colegas de trabalho.
“Lembre-se que não precisa ser “chefe” para ser líder, todos podemos praticar a liderança em vários níveis.”
E isso refletirá automaticamente no produto/serviço que disponibiliza, para seu aprimoramento e consequentemente agregando valor ao já disponível.
Volte a imagem principal desta publicação que o checklist de perguntas/insights mencionados irão colaborar para o início ou andamento de um excelente desempenho operacional a fim de proporcionar ótimos resultados.
Saiba que, existem 3 níveis de gerenciamento:
  1. Gerenciamento pelas Diretrizes;
  2. Gerenciamento da Rotina;
  3. “Gerenciamento” do Caos/Imediatismo.

Se não tem seus processos mapeados, seus indicadores, medidas de desempenho sendo acompanhados, você gerencia o caos.

Não confunda uma tarefa recorrente com gerenciar uma rotina, não se engane e se pergunte como pode medir e indicar seu trabalho diário/curto prazo/médio prazo/longo prazo. Só assim para tomarmos decisões estratégicas de como proceder.

Busque a excelência e qualidade em tudo que faz, em toda e qualquer atividade que cada dia contribui para construção de sua carreira. Então cuide do que ninguém pode tirar de VOCÊ: sua capacidade analítica, estratégica, sistêmica, de liderança, seus valores e propósitos. Independente do ramo de negócio em que atue, levará consigo cada experiência, pensamento, conhecimento, técnicas e habilidades que executa e aprende a cada dia.

Espero que tenhamos colaborado.
[Crédito da Imagem: Processo – ShutterStock]
3 passos simples para performar, utilizando os 3P’s: Processo, Pessoas e Produto was last modified: junho 8th, 2015 by Kelly Franco
Kelly Franco: Formada em Gestão Empresarial com espírito intraempreendedor e atualmente cursando Engenharia de Produção. Especializações em Gestão de Projetos, Estratégia e Processos. www.inovaremprojetos.com.br
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