Este novo paradigma emergente (CAMS) é um modelo de negócio baseado em interação, a busca de melhoria de processos e produtividade nos negócios, hoje é uma realidade através do maior envolvimento e participação das pessoas (clientes, colaboradores e parceiros) trazendo novas experiências e oportunidades de negócios mais rentáveis.
O que é?
A CAMS utiliza pilares inovadores: Cloud (Nuvem), Analytic, Mobile e Social. A combinação desses quatro fatores implementa um novo nível de organização, colaborativa e produtiva com capacidade de gerir os desafios de negócios futuros.
O compartilhamento social aumenta a visibilidade do negócio nas redes sociais através de uma rápida troca de produtos e serviços empresariais. O marketing social também aumenta o conhecimento colaborativo para o negócio, onde a visão, marcas, ideais e ações interagem com potenciais novos clientes e fideliza a carteira atual. Cria ainda oportunidades de compartilhar opiniões e insights sobre como melhorar produtos e serviços, tirar dúvidas e melhorar atendimentos.
A tecnologia móvel reforça a capacidade de negócios ao se conectar melhor e continuamente com os clientes, criando um canal próximo e eficiente.
O Analytics permite melhorar o entendimento da cadeia de valor do negócio e reforça a capacidade de implementar novas experiências e novas iniciativas no cliente. É possível extrair informações valiosas que podem aumentar o envolvimento do cliente com a marca, produtos ou serviços. As informações podem significar uma orientação valiosa nas decisões estratégicas.
A computação em nuvem é uma força motriz valiosa que oferece às empresas uma forma rentável de construção, de flexibilidade e agilidade da empresa para melhores resultados produtivos. A tecnologia de nuvem ajuda a criar um rentável ambiente para as organizações, capacitando as empresas para reduzir custos de infraestrutura, aplicações e serviços.
Criar o próprio modelo de negócio CAMS pode ser um grande desafio. Para a maioria das organizações, o processo é complexo. Na verdade, a construção de um modelo de negócio CAMS pode ser assustador, por causa da dinâmica de negócios em constante mudança. Assim é importante considerar:
- Objetivos e recursos da empresa.
- Iniciativas realistas para impulsionar estratégias de negócios
- Benefícios que podem ser obtidos a partir de cada iniciativa.
- Parcerias estratégicas que ajude a implementar e gerenciar estas iniciativas.
Construindo o negócio como plataforma
A maioria das empresas cria canais onde apresentam seus negócios, e oferecem aos seus clientes produtos e serviços. Em um modelo de negócio CAMS, em vez de oferecer seus produtos e serviços para outras pessoas avaliarem, acontece o efeito inverso, as pessoas identificam na empresa o valor e experiência para uso e consumo dos produtos e serviços e buscam naturalmente a aproximação e atendimento.
Transação & Interação
Modelos de negócios atuais estão focados em transações. O modelo CAMS visa complementar a abordagem somente focada em transação, implementando interação, trazendo mais relevância e destaque para o envolvimento com o cliente. Uma questão importante é perceber como a empresa se conecta com as pessoas (clientes, colaboradores e parceiros), entender o que pensam, sentem, e poderiam agregar as diversas inciativas e oportunidades. Isso torna o negócio mais centrado nas pessoas e não somente nos processos. Permite construir um relacionamento mais pessoal e próximo, em vez de meras transações formais. Interagir pessoas é a essência de aplicações corporativas modernas, como as mídias, redes e portais sociais.
Personalizando e envolvendo o cliente
No modelo tradicional, personalizar o negócio de acordo com as necessidades dos clientes pode ser uma estratégia de marketing bastante custosa. No entanto, o modelo CAMS otimiza objetivos e iniciativas, reduzindo custos para integrar e envolver o cliente, personalizando o negócio. Esta aproximação permite a empresa utilizar insights diferenciados, que são informações vitais para desenvolver uma melhor visão sobre clientes, produtos, oportunidades e iniciativas.
[Crédito da imagem: CAMS – ShutterStock]
Leave a Comment