Visão de mundo da geração Baby Boom, X , Y e Z com as gerações anteriores na Gestão da Carreira Profissional

Segundo a palestra do Prof Paulo Foina no I fórum de diretores e gestores de escolas – ANEC – realizado em São Paulo – 8 julho 2011 – diz que: “a visão do jovem e adulto jovem – chamada geração X e Y tem como característica uma atenção de curto prazo e disperso. É egocêntrico e independente, não tem o conceito de autoridade, tem interesses imediatos não se preocupando com o futuro, possui uma linguagem própria de seu interesse.Assim, há uma tendência para que estas gerações (X e Y) moldem as vontades das gerações anteriores.”

Sabendo destas tendências, como lidar com a visão de mundo da geração Baby Boom, X,  Y e Z com as gerações anteriores na Gestão da Carreira Profissional?

Acredito que o melhor a se fazer é entender os perfis de cada profissional, visto que o mundo está em constante mudança, gerando cada vez mais tecnologias, onde a informação é de fácil acesso.

Entendendo o perfil de cada profissional, e possibilitando que cada um atue da melhor maneira possível em sua área, haverá um respeito mútuo entre as diferentes gerações.

A meu ver, o melhor a se fazer é adequar cada profissional a cargos mais aderentes ao seu perfil.

A exemplo do comprometimento e paciência existentes nos profissionais da geração Baby Boom, poderemos confiar a eles, tarefas que exijam métricas mais tradicionais, como a contabilidade, administração e recursos humanos.

Aos profissionais da geração Y e Z, que possuem maior dinamismo, podem ser confiadas tarefas que exijam criatividade, curto prazo de resolução e uso de tecnologias atuais.

Vejo também que as empresas devem dar um passo a frente e se adequar a cada perfil, com medidas de trabalho que atendam aos diferentes perfis.

Ao administrativo, um horário flexível, mas que possibilite uma rotina de trabalho dentro da empresa, com acesso a arquivos e documentos mantidos em segurança na empresa, enquanto aos departamentos de Consultoria, Vendas, Projetos e Planejamentos sejam disponibilizadas ferramentas de mobilidade, e horários flexíveis, com atendimento sobre demandas, com possibilidade de cumprimento das tarefas em sistema off-site, ou seja, o profissional trabalha remotamente e comparece pontualmente ao escritório ou em reuniões, enviando relatórios e metas cumpridas aos seus superiores.

Com a atual tecnologia disponível, este método de trabalho possibilita ganhos não só para a comunidade, com maior convívio com a família, diminuição de trânsito e fadiga física e mental dos cidadãos; mas para a empresa, com economia de recursos como água, luz, telefone, transporte e insumos como café, higiene, sem falar da economia de espaço físico; mas também para os profissionais que possuem um ambiente mais agradável para se trabalhar, com aumento da produtividade e sensação de responsabilidade, que hoje parece não ser tão confiada aos jovens profissionais.

Porém para tanto algumas mudanças devem ser realizadas, como na lei trabalhista, que é engessada e ultrapassada; e na mentalidade dos empresários, pois não adianta prezar pelo respeito entre as gerações, se os empregadores, não possibilitam tal integração.

Visão de mundo da geração Baby Boom, X , Y e Z com as gerações anteriores na Gestão da Carreira Profissional was last modified: setembro 28th, 2012 by Luciano Malavazi
Luciano Malavazi: Profissional de TI, com mais de 10 anos de experiência, com conhecimento da rotina de Contact Centers / Operadoras PSTN e VoIP / Empresas de Disaster Recovery / Implantação, Desenho de Soluções e Consultoria. Experiência em Gerenciamento de Processos, Projetos e Pessoas. Especialista em Telecom, tem entre suas certificações APDS e APSS - Unified Communication APDS e APSS - Contact Center APDS e APSS - Data Network APSS - Small & Medium Enterprises
Leave a Comment