Um dia na vida de um administrador de sistemas

O mundo atual é guiado pela tecnologia – isso é um fato. A tecnologia evoluiu e se tornou a espinha dorsal de quase toda empresa, não importando o tamanho. De hardware e softwares a dados e servidores – a lista é infinita e cada um deles é um componente da sofisticada web tecnológica e corporativa dos dias atuais. Cada componente é vital para o bom funcionamento de uma empresa, mas quem controla esta tecnologia?

Tradicionalmente, este é um trabalho quase que exclusivo dos profissionais de TI, o que torna as tarefas diárias de um administrador de sistemas (SysAdmin) não apenas difíceis, mas também naquelas que lhes dão mais responsabilidades.

O quanto a tecnologia é útil para uma empresa não depende apenas das tecnologias em si, mas também da maneira como elas são usadas pelos funcionários. A evolução rápida e contínua e o maior consumo das tecnologias, além da digitalização de dados, estão mudando fundamentalmente o papel do SysAdmindentro da empresa. Não há um só dia de trabalho que se repita para eles.

As tarefas diárias de um administrador de sistemas são complexas e são, indiscutivelmente, o núcleo do mundo corporativo atual. Eles buscam se atualizar sobre as mais recentes tecnologias que resolvam as crises mais recentes na área de TI. Enquanto a solução de problemas comuns nos computadores pode ser o pensamento de um típico funcionário sobre a rotina de um SysAdmin, suas atividades diárias são bem mais complexas e fundamentais para o sucesso de qualquer empresa.

Conferir o checklist pela manhã

Um dia típico para um administrador de sistemas começa com a verificação sobre o “estado de saúde” da infraestrutura de TI, para garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente. Eles podem, por exemplo, dar uma olhada na lista para garantir que:

  • Os servidores estão funcionando;
  • Os firewalls estão habilitados;
  • A internet está funcionando corretamente;
  • O software está atualizado;
  • Os computadores estão livres de malwares;
  • Outros dispositivos, como impressoras e telefones, estão funcionando.

Mesmo que isso pareça muita coisa (e é), com as soluções certas de gerenciamento de TI para o check-in em todas as partes dos sistemas de rede e computadores, os administradores podem avaliar rapidamente se há questões pendentes e continuar com a próxima parte de seu dia.

“Socorro! Meu e-mail caiu!”

No topo das necessidades do monitoramento diário, os administradores de sistemas são, muitas vezes, as primeiras pessoas nas quais pensamos quando se trata de grandes e pequenas crises ligadas à tecnologia. Embora a tecnologia de hoje tenha seus desafios, geralmente, os usuários são os únicos que tornam o trabalho dos administradores de sistemas mais desafiador. No entanto, segundo o administrador Achim Oswald, “é importante que os profissionais detectem rapidamente a gravidade do problema dos usuários para conseguir solucioná-los, dessa forma evitando mais danos”. O desperdício de tempo na solução de problemas resulta em tempo de inatividade para a empresa, além de por em risco a sua segurança.

Domínio de todos os dispositivos

Com as novas tendências, como o Bring Your Own Device (BYOD), os administradores de sistemas têm que monitorar uma variedade de dispositivos de forma equilibrada, para garantir segurança máxima aos dados da empresa, enquanto se assegura de que os funcionários tenham as ferramentas necessárias para fazer seu trabalho.

Maximilian Vogt trabalha como administrador de sistemas há três anos e ressalta que “a implementação e o uso de novos gadgets, recursos e programas em um ambiente corporativo continua a ser uma tarefa difícil para todos os SysAdmins. A tecnologia não é estática. O setor está se desenvolvendo diariamente, com novos aparelhos, novas soluções e aplicações. Isto significa que os administradores de sistemas estão aprendendo continuamente e, às vezes, até mesmo durante o trabalho. É importante descobrir coisas novas para tornar a vida de todos na empresa mais fácil e segura.”

A rotina de um profissional, muitas vezes, é repleta de reuniões, e no caso de um administrador de sistemas não é exceção. Entre monitorar e atender os pedidos dos outros funcionários, o SysAdmin também participa de reuniões e sessões de treinamento para manter-se atualizado com os acontecimentos da empresa e ajudá-la em compras futuras e nas decisões estratégicas.

Mantendo tudo funcionando perfeitamente nos bastidores

Quando se trata de TI, uma crise pode aparecer a qualquer momento. Se todo o sistema de e-mail da empresa deixa de funcionar ou a rede é hackeada, a solução está nas mãos do administrador de sistemas. Todos os dias, um SysAdmin tem que estar preparado para o pior, o que torna as ferramentas de gestão tão importantes e torna a vida desses profissionais muito mais fácil, dando-lhes a capacidade de fornecer uma resposta oportuna a qualquer problema. Ou até mesmo evitá-los. O administrador David Zwick diz que tomar decisões sábias é uma das partes mais desafiadoras do seu trabalho. “Preciso tomar decisões em uma fração de segundos, dependendo de fatores como: Qual sistema está com problemas? É um problema permanente ou temporário? Quem está sendo afetado? Qual é a solução mais rápida?”

Embora isso pareça muito, é um dia normal na vida de um administrador de sistemas. Os SysAdmins são membros valiosos em qualquer equipe e as empresas precisam ajudá-los, fornecendo-lhes ferramentas de TI eficientes facilitem ainda mais suas tarefas diárias.

[Crédito da Imagem: Administrador de Sistemas – ShutterStock]

Um dia na vida de um administrador de sistemas was last modified: outubro 19th, 2015 by Kornelius Brunner
Kornelius Brunner: Kornelius Brunner é diretor de Gerenciamento de Produtos da TeamViewer

Ver comentários (1)

  • Ótimo artigo.
    Entendo que o foco do artigo é o administrador, mas eu gostaria de lembrar para pessoas que como eu são lideradas que uma equipe comprometida também é valiosa na rotina do administrador, podendo ajudar a resolver alguns problemas, ou então levar as questões já adiantadas.

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