TN – Tecnologia do Negócio

Tirando um pouco da “poeira” daqui depois de um bom tempo sem postar.

Hoje vou Falar de TN, Tecnologia do Negócio,vamos começar pela evolução e como chegamos até ele.

P.D. – Processamento de Dados: para quem tem mais de 30 anos como eu, se lembra do colégio técnico, onde realmente processávamos dados, muitas vezes digitadores com conhecimento técnico, sem muita análise do processo e do conteúdo, até que esse dado, ora processado, recebe uma análise onde descobre-se que poderia ser usado como informação, isto é, que aquele dado tinha alguma valia para o processo como um todo, onde essa análise dá início a Tecnologia da Informação.

T.I. – Tecnologia da Informação: é a era do estudo do dado como informação e toda uma análise de como essa informação pode ser utilizada, é a tecnologia a serviço de relatórios, listagem e processos de melhoria contínua através desta. Nessa fase o dado que está no sistema se transforma em informação e auxilia nos processos, na qualidade e na rapidez, apoiando todos os setores da organização, visando a boa utilização da informação e a transformação em conhecimento, partindo para uma nova fase chamada tecnologia do conhecimento.

T.C. – Tecnologia do Conhecimento: é a nomenclatura que mais se expande hoje, a informação que é tratada e estudada para gerar conhecimento, isto é, o apoio da tecnologia para a tomada de decisão de forma mais gerencial. Tomamos como exemplo os inúmeros sistemas de B.I. que temos hoje, representando de forma visual de como a informação se transforma em conhecimento, gerando resultados com seus “Dash Boards” de forma “real time”, para a tomada de decisão com eficácia ajudando na assertividade do Gestor, gerando valor ao negócio, onde os “Steakholders” cada vez mais percebem que a Tecnologia da Informação que gera conhecimento é a tecnologia que apoia o “business” da empresa.

T.N. – Tecnologia do Negócio: Finalmente a nova era! Algumas empresas já estão migrando na prática para esse nível, que é a tecnologia usando o conhecimento (T.C.) para apoiar o negócio, a tecnologia totalmente voltada ao “core business” da empresa, fazendo interface não só com o usuário, mas com a área de negócios da empresa, analisando e verificando que a informação se transforme em conhecimento para aumento das vendas, e melhora em todos os processos com foco no faturamento, gerando assim maior valor a Tecnologia.

Importante que o gestor de TI conheça cada nível e faça uma autoanálise, para saber onde que a empresa se encaixa dentre os níveis citados, e se sua gestão está de acordo. Vale nessa análise um Benchmarking de colegas, de preferência no mesmo seguimento, isso ajuda na avaliação, inclusive para saber se é hora de mudar, já que TN já é uma realidade em muitas empresas, fazendo com que o gestor reflita sobre suas habilidades, pois nesse patamar o gestor precisa estar com suas habilidades interpessoais mais aguçadas, bem como o trabalho em equipe e o tino comercial, onde há uma análise da tecnologia de frente à concorrentes e o mercado.

Nos primórdios na relação homem X máquina tínhamos menos fatores a analisar e com o rápido desenvolvimento do mercado e a pressão da concorrência, o uso da tecnologia como apoio se torna inevitável. Se você ainda está em PD, preocupe-se, pois TI já passou à sua porta, e se o uso do termo TI está mais no cartão de visita que na prática, leve ao pé da letra a sigla, pois informação é o bem mais valioso dentro de uma empresa que com análise e apoio das áreas transforma-se em conhecimento e nesse momento começa a migração de TI para TC.

Usufrua do poder de resultados e decisões que essa informação pode trazer como conhecimento, certamente será inevitável chegar a T.N. que trará o conhecimento voltado ao seu negócio, sendo o departamento usando da tecnologia para aliar áreas e informações para alavancar o negócio. Mostre o valor agregado que a tecnologia pode trazer para o negócio e resultados, transformando-se em Tecnologia do Negócio, aprimorando seu “know-how” interpessoal aliada ao seu conhecimento técnico e aos produtos da empresa.

TN – Tecnologia do Negócio was last modified: dezembro 20th, 2012 by Renato Lopes
Renato Lopes: Gerente de TI / Palestrante e Professor Universitário com 16 anos de experiência na área sendo os últimos 7 anos na área de gestão, a nível América Latina a clientes internos e externos à produtos Microsoft e projetos de Private Cloud e infraestrutura de data center. Especialista em Didática do ensino superior, com MBA em Gestão de Serviços em TI , e graduado em Gestão de Redes e internet, acredito poder contribuir com o dia a dia na gestão dos colegas de TI deste site tão enriquecedor.
Leave a Comment