Para quem trabalha com TI, isso é mais que uma obrigação, já que a novidade é o nosso combustível. Não temos centenas de anos de desenvolvimento de softwares, de melhorias em hardwares e afins. Somos profissionais de um setor relativamente novo, que surgiu na década de 60, quando os primeiros computadores começaram a fazer parte da rotina de grandes empresas. De lá para cá diversas mudanças ocorreram. Passamos da era do processamento de dados para a era do Business Intelligence. Mais do que reter informações, as empresas hoje estão finalmente aprendendo a tirar proveito deste rico material. E isso tudo graças à tecnologia da informação.
Tudo isso tem um custo. Dos primeiros computadores que ocupavam espaços enormes até o compartilhamento na nuvem, muita coisa mudou. Foi preciso investimento, tempo e trabalho duro. No entanto, tudo isso vale a pena quando se observa os resultados. As empresas precisam estar preparadas para enfrentar as mudanças e conseguir atender as expectativas e necessidades dos seus clientes.
Os profissionais da área de TI trabalham muitas vezes com clientes que não dominam a área, mas sabem exatamente quando a solução da sua empresa está funcionando ou não. Estes clientes não estão exatamente interessados em saber se a versão 5.1 do seu software foi instalada com êxito ou se as plataformas são compatíveis. Ele quer seu sistema funcionando corretamente e fornecendo as informações de que ele tanto precisa. Isso pode ser um pouco frustrante para o profissional da área, já que várias vezes seu trabalho não é tão perceptível aos olhos do usuário leigo. Considero isso como mais um desafio da profissão. Acredito que devemos encarar esta característica como um incentivo que vai entregar sempre o melhor trabalho para nosso cliente. Mesmo que ele não saiba distinguir qual o melhor software, ele vai perceber quando seu sistema estiver funcionando mais rápido ou não precisar de constantes atualizações.
Uma opção viável é o uso de ferramentas de automação de desenvolvimento. Elas demandam menos tempo do programador para esquematizar como deve ser a sua solução. Funcionam bem também com sistemas de missão crítica. O fato de se adaptarem a diversas plataformas também é um ponto importante, assim não é necessário desenvolver versões diferentes de um mesmo sistema para cada plataforma, o que deixa o processo mais econômico e ágil, sem contar que o cliente fica mais feliz.
No mundo da tecnologia da informação, surgem novas demandas todos os dias. E infelizmente não são todos os usuários que percebem todo o trabalho envolvido. Defendo sempre para meus colegas que a melhor resposta que podemos dar é oferecer a excelência aos nossos parceiros. Ele pode não entender das minúcias tecnológicas, porém saberá indicar com precisão qual profissional permitiu que sua empresa crescesse com a ajuda de um sistema sempre atualizado e rapidamente adaptado para as surpresas do setor. Afinal, o cliente pode não entender da tecnologia, mas entende perfeitamente o que é necessário para que seu negócio tenha sucesso. E isso inclui uma boa solução de TI.
[Crédito da Imagem: Inovação – ShutterStock]
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