- Cerceamento do potencial de crescimento. Atenção gerencial dos seus líderes na maior parte das vezes focada no curto prazo sem que a estratégia de crescimento receba a devida atenção.
- Vivendo o hoje, pouca energia é dedicada à identificação de tendências no seu ambiente de negócios e no de seus clientes. Perde-se o foco no cliente e a possibilidade de construir uma melhor percepção de qualidade dos seus serviços por uma eficiente gestão do relacionamento.
- Instabilidade no fluxo dos negócios e o desafio de manter estruturas de produção eficientes e financeiramente sustentáveis.
- Sem estratégia estabelecida, não há como utilizar de modo eficiente os recursos financeiros, humanos, técnicos e gerenciais e principalmente, o tempo. Torna-se difícil e oneroso conciliar a produção técnica com a gestão do negócio, a prospecção de novos clientes e a comercialização. Perda de qualidade de vida.
- Sem definir sua vocação, resultam limitadas as parcerias estratégicas que possam realmente trazer valor.
- Sem entender quais são os mercados alvo, não há como identificar possíveis novos negócios ou estabelecer um plano de marketing eficiente. Não havendo medida de retorno do investimento, é grande a chance de que haja desperdício dos esforços investidos na atividade comercial e no marketing. Investe-se por ser de praxe, mesmo intuindo que não haja captação de clientes ou significativo reforço da marca no mercado mais atrativo.
- Dificuldades na atração, retenção e desenvolvimento de talentos e o desafio de construir uma estrutura flexível.
- Dificuldades no alinhamento de interesses e na gestão de times vencedores.
- O prazer e a motivação estão muitas vezes apenas no conteúdo técnico da profissão. Atividades de venda, marketing e de gestão de pessoas são realizadas por necessidade, e muitas vezes sem as ferramentas adequadas trazendo resultado aquém do esperado e do esforço despendido.
- Acanhado desenvolvimento das principais competências de liderança para esse tipo de negócio: 1) a capacidade de estabelecer direcionamento e metas para o negócio; 2) a manutenção de foco e o compromisso para com essas metas; 3) a reunião de recursos adequados e a otimização do seu uso para a rentabilidade e o crescimento almejados.
O que acham?
[Crédito da Imagem: Pensamento Estratégico – ShutterStock]
Saiba 10 prejuízos que as empresas de TI podem ter com a falta de pensamento estratégico was last modified: fevereiro 26th, 2014 by
Leave a Comment