Sabe resolver problemas ou acha que sabe?

Será que você tem capacidade para pensar e resolver problemas?

Nas organizações, as decisões nunca são tomadas de forma arbitrária, dependem de um contexto, de um encontro de problemas com as quais estão associadas. A tomada de decisões e a qualidade da mesma se revela como um dos aspectos mais importantes do trabalho de um gestor. Mede-se a eficácia de um gestor pela qualidade das decisões que adota.

Ao estudar e realizar o levantamento das características que os gestores possuem no momento de decidir algo nas organizações, consegui listar os elementos essenciais para as resoluções. São elas:

  • Intuição: É agir de determinada maneira sem saber o porquê. Contudo possui alto nível de risco para a organização, mesmo com êxito em determinadas situações.
  • Valores Pessoais: São os valores éticos do indivíduo, que os guiam para solucionar os problemas em questão.
  • Julgamento: O gestor deve possuir bom senso e experiência. Refere-se à situações já vividas para embasamento da opinião.
  • Racionalidade: Capacidade de identificar o problema através de um processo lógico e analítico, no qual analisa os componentes e adota a melhor solução possível.

O conceito de toda decisão que constitui o resultado de um processo dinâmico no qual é afetado por diversas forças. Dolan e Pineda (2008) afirmam que a racionalidade humana se situa em um contexto psicológico e social e, por isso, está circunscrita por fatores e limitações sobre o que se baseia a decisão. Para fugir dessa limitação, o gestor precisa passar a enxergar novas oportunidades de resolução.

De forma simples e objetiva, podemos apontar as sete etapas do processo de tomada de decisão a partir dos problemas:

  1. Definição do Problema: É necessário descobrir e definir o problema, fazer distinção entre os sintomas e as causas, analisar os dados primários e secundários (a diferença entre eles é assunto para um próximo post).
  1. Reunião e análise dos fatos pertinentes: Após identificação do problema, é necessário reunir todos os fatos relacionados. Fato é um fenômeno verdadeiro e opinião é uma ideia ou julgamento qualquer.
  1. A busca de soluções: Levantar todas as soluções possíveis, a partir de reunião denominada brainstorming. Ocorre o alargamento horizontal das possíveis soluções e abrange assim, novos caminhos e possibilidades.
  1. Avaliação das soluções propostas: As inúmeras soluções devem ser avaliadas e qualificadas. Exemplificando-as em cenários reais e indicando possíveis variáveis que a tornem ineficaz para tal problema.
  1. Escolha de uma solução: Determinar qual solução deverá ser colocada em execução, após as comparações. Esta deve demonstrar suas vantagens e desvantagens claramente.
  1. Implantação da solução selecionada: Determinar os responsáveis para aplicação, a partir de uma ordem pré-determinada, evitando retardos e falhas no processo.
  1. Avaliação da decisão: Consiste em classificar periodicamente os resultados, possibilitando possíveis correções no caminho, que foram demonstradas a partir dos indicadores utilizados.

Primeiro de tudo, para cada situação uma estratégia especial de resolução deve ser utilizada. Com isto, o estilo de liderança praticado na empresa altera diretamente a tomada de decisão. O modelo de gestão destas organizações determina o grau de participação da equipe no processo, expondo a flexibilidade necessária da liderança. Devido a isto, podemos concluir que quanto maior a participação da equipe melhor será a aceitação da decisão.

Atualmente estamos inseridos em um contexto repleto de múltiplas variações, um cenário mais volátil, necessitamos ampliar nossa visão e conhecimentos da gestão. Abordá-las de forma coesa, que objetiva um resultado satisfatório proveniente da capacidade de escolha e implantação das tomadas de decisão a partir dos problemas apresentados é de extrema importância para o gestor dentro da organização.

Temos que ter este pensamento: Melhorar este processo de tomada de decisão e saber utilizar as técnicas para isto, é o que torna o gestor um diferencial.

Enfim, foram apresentadas algumas características e um passo a passo do processo de tomada de decisão. Estes dois fatores irão te ajudar a enxergar de forma mais ampla as alternativas de solucionar tais problemas.

Se você leu este post até aqui e sentiu semelhança com o que já coloca em prática atualmente, parabéns! Você está no caminho certo.

Se você ainda não teve oportunidade de colocar em prática estes pontos, não se preocupe. A oportunidade virá ou você mesmo pode criar, porém esta história de criação de oportunidade deixaremos para outro post.

That’s all folks.

Sabe resolver problemas ou acha que sabe? was last modified: junho 8th, 2018 by Camila Seródio
Camila Seródio: Camila Seródio, Pós-Graduanda no MBA em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade ESUDA, Tecnóloga em Processos Gerenciais pela Faculdade de Comunicação, Tecnologia e Turismo de Olinda - FACOTTUR. Com mais de 8 anos de atuação em Tecnologia da Informação, em suas diversas áreas. Possui certificações Six Sigma Yellow Belt Professional pela 6SIGMAstudy e Scrum Fundamentals Certified™ pela SCRUMstudy. Nos últimos 5 anos trabalhou com foco em Negócios na área de TI, em áreas como Governança e Gestão em TI, Gestão da Qualidade, Modelagem e Estruturação de Processos e Gerenciamento de Projetos.
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