Então para que as Redes Sociais Corporativas não virem mais uma iniciativa sem sentido e de alto custo, a importância de se estabelecer os objetivos e a abrangência é vital. E que realmente possa trazer informações relevantes e contribuições que agreguem ao ambiente de negócio.
Sou um profissional adepto e defensor da mentalidade enxuta (Lean) nas organizações, em suas administrações e iniciativas. Assim, vou usar dois princípios – Valor e Fluxo de Valor. Toda iniciativa dentro de uma organização tem que efetivamente aumentar o impacto destes dois princípios. Valor que seja percebido e reconhecido pelos atores do processo (interno e externo) seja em produtos e serviços, e Fluxo de Valor uma vez que precisamos sempre ser mais eficientes em nossos processos, relacionamentos, colaborações, transparências e resultados.
Se enxergarmos uma única rede dentro da organização, entendo que não se atingirá os efeitos desejados, que são contribuições que agreguem valor, por um único motivo, integrará comunidades, grupos, competências e pessoas heterogêneas com interesses distintos e se tornará mais uma atividade e um peso na rotina do dia a dia, disputando lugar com mídias tradicionais de troca de informação, que com certeza não é o objetivo.
Aprender mais sobre os processos internos, aumentar os ativos do conhecimento, aproximar e melhorar a relação entre colaboradores, parceiros e clientes, permitirá melhor identificação e entendimento estratégico dos processos, etapas, componentes e variáveis; e a capacidade instalada, gargalos, riscos e impactos ao negócio.
Um exemplo do quanto a informação é vital. Um operador de máquina experiente, simplesmente ao se aproximar ou botar a mão na máquina sabe exatamente se há uma trepidação diferente ou um barulho anormal, se é um caso de troca de peça ou de lubrificação. Então, como ampliar esta experiência? Esta informação não é relevante a todos na organização, mas com certeza para determinados grupos é uma informação relevante. Com este exemplo simplório, podemos visualizar uma abrangência de oportunidades em diversos processos, conhecimentos e aplicações empresariais de alto impacto nos negócios.
Percebemos também a ânsia da busca por respostas rápidas e definitivas, que nem sempre são possíveis, pois o esforço é de evolução contínua, às vezes com pequenos ganhos, mas evolutivos. E principalmente, antes das soluções precisamos conhecer bem o(s) problema(s), para que possamos avaliar o real impacto, custo e prioridade. Acompanhamos muitos grupos de trabalho que buscam incansavelmente soluções para seus desafios do dia a dia, mas que pecam pela falta do debate e participação de todos os atores envolvidos, pois na maioria das vezes as iniciativas têm consequências em outros processos / departamentos / grupos / pessoas na organização.
Mas quem é o responsável pela busca destas melhorias? Aqui a rede faz toda diferença. Todos são, é a oportunidade de ampliar a participação, contribuição e colaboração em todos os níveis. As ideias serão sempre bem vindas, temos de dar oportunidade da criação de algo novo e diferenciado, criar mecanismos que motivem a geração de ideias e soluções em todos os níveis, do operacional ao gerencial, criando um ambiente favorável a melhorias dos processos e inovação. Sim, sei que não é fácil, mas é possível e se caracteriza com um diferencial competitivo de alto impacto nos negócios.
Assim adotar uma Rede Social Corporativa faz todo sentido se formos capazes de estabelecer objetivos e ganhos específicos. Perceberemos que não será uma única, mas um complexo encadear de redes e iniciativas, pequenas, mas de alto valor agregado, que ao se conectarem formarão sim uma vigorosa Rede Social Corporativa, viva e colaborativa, e de alto impacto na dinâmica organizacional.
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