CONCEITO
Geração Y são os jovens que nasceram por volta dos anos 80, 90, 2000 e que hoje estão incorporando o quadro de funcionários das empresas.
CARACTERÍSTICAS
Uma geração de jovens, impacientes, questionadores, que conseguem realizar várias tarefas ao mesmo tempo, vivem em uma outra velocidade e querem que tudo seja rápido, priorizam o aprendizado e as relações sociais. São motivados por novos desafios, buscam evolução profissional e pessoal incorporados com uma postura ética muito forte. Não querem “PERDER TEMPO”.
COMPORTAMENTO
Estes jovens estão dispostos a testar seus limites, crescer profissionalmente dando muito valor ao aprendizado e ao seu desenvolvimento, querem isso em tempo recorde. Uma geração que por nascer diante de uma tecnologia que avança em uma velocidade absurda, querem avançar no mundo corporativo e alcançar satisfação pessoal igualmente na mesma velocidade.
É característica comum desta geração buscar sempre que não se sentirem satisfeitos com sua empresa outro local de trabalho. Sem paciência, não conseguem esperar o tempo de conquistar o amadurecimento necessário dentro do mundo corporativo até alcançar seus objetivos. “Querem tudo para ontem!” Fazem parte de uma geração que questionam, cobram e se não estão satisfeitos trocam.
Há quem diga que são distraídos. Pesquisas mostram que conseguem executar várias tarefas ao mesmo tempo e se adaptam a qualquer tecnologia com muita facilidade. Não gostam de ler manuais, vivem no meio onde a tecnologia faz parte do cotidiano. Querem ser práticos, estão sempre buscando a solução e não entender o problema. Sabem encontrar o que precisam, pois sabem onde buscar, com isso possuem uma maior análise crítica.
ERROS COMUNS DESTA GERAÇÃO
1 – Serem prepotentes acreditando na força da Geração Y
Os jovens desta geração acreditam que são os donos da verdade e a empresa deve submeter-se aos caprichos deles, afinal são eles o futuro da corporação.
Porém devem ter em mente que não é a empresa que se adapta a postura do profissional e sim o profissional é que precisa adaptar-se à cultura corporativa. Devem conquistar seu espaço, respeitar hierarquias, normas e procedimentos, contribuindo com sua visão e energia para que cresçam juntamente com a empresa.
2 – O imediatismo
Querem tudo de imediato, ao considerar que as coisas não estão acontecendo, já partem para outra sem se darem a oportunidade de crescimento.
Este imediatismo dos jovens atrapalha na hora de se aprofundar sobre os temas, não se dão tempo para ir a fundo de um problema e aumentar o seu banco de conhecimento. Este comportamento é grande inimigo das relações empresariais, que para ter o efeito esperado necessita de tempo.
Pesquisas recentes indicam que em 25 anos de carreira, uma pessoa da Geração Y vai trocar 8 vezes de emprego e 4 de área de atuação
3 – A superficialidade
Outro erro comum é na hora de organizar uma apresentação, não ter cuidado com o excesso de informações.
Hoje com a internet ao nosso favor buscar e encontrar textos, imagens, conteúdos, fóruns com soluções de problemas se tornou muito fácil. Através deste acumulo de informações superficiais podem cair na armadilha da praticidade, devem atentar-se e somente extrair o que é relevante.
PONTOS POSITIVOS
1 –Facilidade em fazer Networking
A geração Y tem uma interação com as novas tecnologias e redes sociais como algo do cotidiano, algo rotineiro, foi trabalhada socialmente para o trabalho em grupo, favorecendo o espírito de equipe o que aumenta e muito a capacidade de comunicação e fazer o networking.
2 – Acreditam no futuro
Esta é uma geração disposta a enfrentar novos desafios, cresceram com seus pais lhes dizendo que seus sonhos são possíveis de serem realizados. E estas palavras tornaram-se convicções. Perseguem um futuro no qual acreditam.
3 – Iniciativa
Tem uma capacidade de iniciativa, presente apenas nos “líderes” das gerações anteriores e grande capacidade de resolver problemas. Conseguem se desenvolver bem em espaços criativos, onde suas iniciativas possam render frutos e seus esforços individuais por conquistar objetivos sejam valorizados.
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