Quando não se migra o que tem que ser migrado

Em meus 15 anos na área de TI já vi vários tipos de ambiente, várias maneiras de administração, vários tipos de gestão e em todas elas, as conseqüências (boas ou ruins), são inevitáveis. Principalmente as ruins!

Muitas vezes o responsável vislumbra somente o presente e não pensa no futuro.

Será que minha estrutura vai atender a demanda que meu core business exige daqui um determinado tempo? Meus softwares estão no prazo de suporte? A empresa fornecedora de minha estrutura tem algo melhor a me oferecer para que minha demanda seja atendida daqui a um determinado tempo?

Essas questões, infelizmente, nem sempre são levadas em consideração. Muitas vezes o preço da implementação de um projeto de migração assusta o gestor e uma necessidade como esta fica para o futuro, ou para o momento em que a migração for indispensável, cause impactos no ambiente, no core business e no faturamento.

O exemplo é um ambiente que, a dois anos atrás, informamos a nosso cliente estar obsoleto (uma infra-estrutura de e-commerce). Esta infra já não suportava (naquela época) a carga de pedidos que entravam e eram processados. Promovemos um detalhado estudo de migração garantindo ao cliente o menor impacto possível.

Por conta do custo da implementação, o cliente não aprovou o projeto. O resultado deste “não” é a constante parada dos servidores de banco de dados e problemas no servidor que gerencia as transações. Além disso, a fornecedora do software não mais suporta os aplicativos ali instalados por já estarem descontinuados.

Já trabalhamos a fundo no caso e tivemos que reconstruir o cluster de banco de dados de parte do ambiente, para que, pelo menos parte do problema fosse resolvido.

O software de e-commerce tem problemas no processamento das transações e muitos pedidos de compra ficam parados, tornando o processo lento e exigindo das áreas envolvidas soluções manuais para que, aquela determinada venda não seja perdida.

A questão que deixo para este caso é:

O custo com soluções de contorno, pessoal especializado e o impacto no core business não supera em muito aquele que seria empregado na migração do ambiente?

Situações como esta podem arranhar a imagem de sua empresa perante um cliente, fazendo com que o mesmo tenda a procurar outro fornecedor que, em sua área de TI, possua gestores que levem em consideração tudo o que foi exposto aqui e pensem no seu core business, na sua demanda e principalmente, no seu cliente.

Abraços

Uilson

Quando não se migra o que tem que ser migrado was last modified: setembro 29th, 2010 by Uilson Souza
Uilson Souza: Formado em Tecnologia em Processamento de Dados pela UNIBAN. Analista de Projetos de TI, atua no design, planejamento e implementação de projetos de tecnologias Microsoft, tais como ISA Server, Forefront TMG, servidores Windows, Windows Clustering e Hyper-V. Também trabalhou como IT Specialist na IBM e como Consultor de TI em empresas como Alcoa, Credicard, Bradesco Seguros, Unilever, Caterpillar e Banco Merril Lynch. Profissional certificado como MCTS em ISA Server, participa do grupo MTAC (Microsoft Technical Audience Contributor), publica artigos técnicos em seu blog no endereço http://uilson76.wordpress.com e também no portal TechNet Wiki (http://social.technet.microsoft.com/wiki) Linkedin: http://www.linkedin.com/in/uilsonsouza Twitter - http://twitter.com/usouzajr
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