O conceito de excelência em gerenciamento empresarial reflete um conjunto de situações decorrentes do processo gerencial que compreende desde a consideração do foco da empresa e a forma como a estratégia é estabelecida, transmitida e vivida no dia-a-dia empresarial até envolvimento da organização com a comunidade.
As organizações têm em sua estrutura uma infinidade de atividades que são baseadas em processos. Com base nisso (Silva, 2015, p. 4) exemplifica:
Processos implicam em aplicação de recursos organizacionais – pessoas, capital, materiais, ferramentas e tecnologia e conhecimento – para a geração de algo. É importante compreendermos os processos como uma cadeia que se constitui em força motriz para as empresas.
Os gestores que aspiram a excelência de sua gestão tem uma visão integrada da organização e utilizam pro ativamente um sistema de indicadores do processo gerencial que refletem a lógica da estratégia incorporada por todos os níveis da organização, possibilitando, assim, uma clara medição de desempenho de todos os atos gerenciais.
O gerenciamento de excelência pressupõe um gerenciamento estratégico da organização e uma consequente descentralização do processo de tomada de decisão. Daí, o imperativo da avaliação, em todos os níveis hierárquicos, como medida de controle do processo decisório.
Referências
SILVA, Leandro Costa da. Gestão e Melhoria de Processos: Conceitos, Técnicas e Ferramentas. Rio de Janeiro: Brasport, 2015.
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