Posso te dar um feedback?

Tenho lido muitos artigos e materiais diversos sobre o tema “Feedback”. De maneira geral, todos abordam a forma como deve ser comunicado um feedback, como se preparar, como se deve recebê-lo (famosa história que feedback é um presente que estamos recebendo…) etc etc. Ouvi muito também a respeito do feedback positivo como reforço do que está indo bem; e do feedback construtivo, uma espécie de corretivo daquilo que está indo mal com uma certa dose de carinho… sem mencionar que trata-se de algo negativo.

Enfim, muito se fala e se escreve sobre feedback, muito se conversa a respeito, mas dificilmente vejo debate sobre o ponto principal, a verdadeira essência do tema. Quando penso em feedback penso em algo que precisa ser melhorado ou mantido para alguém…nunca para mim. O que será que eu, profissional que desempenho determinada tarefa, preciso melhorar? E o que eu estou fazendo muito bem? Será que o que eu faço bem e aquilo que eu deixo a desejar estão sendo perceptíveis aos meus clientes e colegas de trabalho? Ao meu gestor…líder…?

Podemos ir muito além do ambiente de trabalho. Por exemplo: o que será que eu preciso melhorar no relacionamento com minha/meu esposa/marido? Com meus filhos? Minha mãe? Pai? Irmão? Comunidade?

Quando olhamos para dentro de nós mesmos, de forma humilde e saudável, buscando nosso desenvolvimento, descobrimos que dentro de nós existe a grande essência do feedback, uma vez que cada indivíduo é o maior responsável por seu desenvolvimento. E essa essência chama-se VERDADE. A busca pela verdade que cada um deve procurar. Brinco com alguns colegas de trabalho questionando: “Quando você está em frente ao espelho, em casa, sozinho…quem você enxerga? Você vê um profissional de destaque? Ou alguém que está se enganando”. O interessante é que atualmente o que mais vejo são pessoas se enganando. Seja em cursos universitários, empresas, vida pessoal…Quem não tem um amigo (a) que fez um curso que não queria? Ou namora alguém há mais de 5 anos mas que continua a procura de sua alma gêmea? Ou que está em um emprego e não consegue crescer, e que acaba mudando de departamento ou até de empresa em busca de algo que nunca encontra…? Tenho certeza que você tem algum “amigo (a)” em uma dessas situações.

Será que tudo isso não é a falta de feedback seu, para a pessoa que você mais precisa contar nessa vida: você mesmo! Será que se você tivesse olhado para você mesmo, e procurado a verdade a respeito do que quer para você, sua realidade não seria diferente? Aposto que sim. Claro que isso tudo não é fácil, porque toca em pontos íntimos, muitas vezes guardados lá no fundo de nossas personalidades, e enfrentá-los não é simples. Por outro lado digo que enfrentá-los de frente nos faz crescer. E superá-los nos coloca no cobiçado caminho da felicidade. E quem não quer ser feliz?

Agora sim, posso te dar um feedback?

Posso te dar um feedback? was last modified: janeiro 28th, 2013 by Michell Pol
Michell Pol: Michell Pol é profissional apaixonado por todas as questões que se realacionam ao desenvolvimento humano. Economista, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, possui experiência profissional como auditor financeiro e gestor de pessoas e operações em multinacionais.
Leave a Comment