Por quê alguns projetos de Cloud Computing podem falhar

Cloud Computing oferece uma série de benefícios que fazem com que qualquer empresa tenha interesse em migrar para a nuvem. Assim como outras tecnologias, ela também está sujeita a riscos e pode, possivelmente, falhar. Veja alguns pontos a julgar importantes:

1. Ausência de monitoramente e gerenciamento da aplicação

Depois que tudo é migrado para a nuvem, é muito comum que desenvolvedores comecem a trabalhar imediatamente no código, já que não há necessidade em se preocupar com o ambiente. E de fato não precisam, mas continuar gerenciando e monitorando a aplicação se faz necessário para evitar o aumento do custo na operação e possivelmente, falha do projeto.

2. Ausência de pessoas sem as características chave para o projeto

Todo projeto precisa de profissionais qualificados para garantir seu sucesso. Em se tratando de Cloud Computing ser um novo “hype”, a disponibilidade de profissionais habilitados e experientes é uma raridade. Isso impacta positivamente para a falha do projeto.

3. Ausência de padrão de contratos, serviços e garantias

Há muitas nuances relacionadas a performance, segurança, armazenamento e acesso quando falamos de um projeto na nuvem. Como não há padrões em SLA’s, isso impacta num mau entendimento do serviço e a perda de dinheiro quando as partes não são bem explicadas ao cliente.

4. Mau entendimento dos requisitos, dados legados e tecnologia

Um tópico auto-explicativo: Quando não conhecemos a necessidade do cliente, sua expectativa (e dinheiro) vão pelo ralo junto com o projeto. Isso não é diferente em Cloud Computing.

5. Adoção precoce

Há um “hype” em Cloud Computing ao redor do mundo… Se isso não vai de encontro com a arquitetura, tecnologia e modelos de negócio da sua empresa, procure pensar bem nisso antes de migrar para a nuvem.

Abs.

Por quê alguns projetos de Cloud Computing podem falhar was last modified: outubro 18th, 2012 by Edvandro Santos
Edvandro Santos: Apaixonado por TI, há cinco anos desenvolvendo e personalizando sistemas, com ampla experiência em diferentes linguagens de programação, banco de dados e plataformas. Trabalho há mais de 3 anos com o Microsoft Dynamics AX e sou responsável por desenvolver, gerenciar e criar soluções corporativas para empresas de qualquer ramo, integrando suas obrigações fiscais, contábeis e administrativas. Fã assumido de Star Wars, Quadrinhos e muito Blues, meus passatempos quando não estou trabalhando.

Ver comentários (1)

  • É verdade. Gostaria de citar que há ainda questões como disponibilizar os aplicativos offline. Conheço poucos que fazem isso, o Endomondo é um, e agora acabo de conhecer o http://www.groupcamp.com.br. É uma questão a ser considerada também.

Leave a Comment