O TFS como ferramenta para CMMI nível 2

A eficiência do TFS (Microsoft Team Foundation Server) é tremenda em ambiente de fabrica de software pois temos vários projetos sendo desenvolvidos ao mesmo tempo e o controle esta centralizado com visão total.

O TFS apresenta alguns problemas a nível de configuração, em  empresas que participei, o cenário era de erro na instalação do TFS.

Na maioria das vezes o suporte não tinha o skill necessário para sanar os erros, e vivíamos com o TFS com erro, em muitos casos a integração com o ambiente de testes não funcionava corretamente, o MVSS do TFS apresentava também alguns problemas que no dia-a-dia era sanado pelo fato que o controle de versão era primordial.

A integração com PROJECT era o mais assustador pois não apresentava condições de integração.

Desta forma você conseguia somente 90% da ferramenta, tendo que improvisar, deixando de trabalhar com os softwares integrados como Project. Talvez  o simples fato do TFS apresentar o controle das task para o ambiente de desenvolvimento, fez com que a Microsoft não se interessasse em integrar o Project, mas todo Gerente de projeto adora um Project. Não é somente instalar o Team Project no Visual Studio, o servidor do TFS deve estar com todos os ambientes testados, para que a ferramenta atenda adequadamente. Se o ambiente de suporte da empresa tiver o ISA com ferramenta de segurança do ambiente a configuração do TFS dobra. Não atuei com as versões recentes do TFS mas creio que a Microsoft melhorou o quesito de instalação e configuração nas versões recente da ferramenta.De qualquer forma a ferramenta atende o quesito de Gerencia do Produto, Gerencia da Solução, controle de versão, ambiente de teste,  e toda a distribuição de tarefas para o ambiente de desenvolvimento definidas pelo Gerente Projeto conforme a especificação definida no projeto. Mas fica o alerta no quesito de métricas e a sinalização das especificações, pois em ambiente médio e grande de desenvolvimento é preciso aprovação das especificações, pois o aceite na especificação o relógio começa a correr e se o tempo não for o suficiente para a tarefa em questão o famoso risco entra em ação. Lembrando que o modelo de projeto definido devera atender a todos os tópicos necessários para a certificação em CMMI somente o TFS não será suficiente para atingir o objetivo proposto. Em alguns casos devemos ficar atendo com o SLA da aplicação, isto requer outras metodologias que deveram ser acopladas ao projeto para que possamos atender o ambiente de produção.

O TFS como ferramenta para CMMI nível 2 was last modified: abril 27th, 2011 by José Roberto Nunes Alves
José Roberto Nunes Alves: Formação em Ciências da Computação, 17 anos de Experiencia como Lider de Projeto, Analista Arquiteto, Analista Programador, Analista de Sistemas, Analista Delivery, Analista Especificador Cargos Voltados para o Desenvolvimento de Sistemas em Segmento: ERP, CRM, Financeiro, Comercial, Intranet, Extranet, Sites Ecomerce, Móbile, WebService, Smart, WCF. Implantação CMMI em Fabrica Software.
Leave a Comment