Como está meu desempenho?
Como está meu comportamento?
Como posso utilizar melhor meu tempo?
Como minhas qualidades podem agregar mais valor à empresa?
Onde preciso mudar?
Onde posso chegar?
Quais especialidades preciso me aprofundar?
O feedback ajuda as pessoas a encontrar respostas para essas perguntas vitais.
O feedback é a mais simples e poderosa ferramenta de gestão que temos à nossa disposição. Ele funciona como um guia para ajudar o profissional a saber como está seu desempenho, também pode ser muito motivador e tem muito envolvimento com a sua satisfação e produtividade. As pessoas gostam de se sentir envolvidos e reconhecidas em suas empresas.
O feedback é a informação que todos nós precisamos para sermos mais eficazes no trabalho. Na verdade, os líderes precisam reconhecer o poder do feedback, e saber o quanto isso pode tornar seu time mais eficiente e engajado. Com essa prática pode-se evitar o famoso “papo de corredor”, que na maioria dos casos têm pouco valor, são injustos e improdutivos, produzem ansiedade e diminui a autoestima do funcionário.
As pessoas precisam saber que estão evoluindo rumo aos objetivos traçados pela empresa ou que precisam melhorar e como melhorar. A motivação para executar a tarefa aumenta quando se perseguem objetivos desafiadores e quando se recebe feedback sobre o andamento.
Objetivos sem feedback ou feedback sem objetivos produzem pouco efeito sobre a disposição das pessoas para dar o “algo mais” ou motivação a tarefa.
Sem feedback não há aprendizado, o feedback é a única maneira das pessoas saberem se estão indo de encontro ao que se é esperado delas.
Dicas para um melhor feedback:
- Esteja bem emocionalmente:
Nunca dê um feedback quando estiver mal-humorado, estressado ou nervoso, provavelmente você vai acabar falando algo que não deve ou reagindo inadequadamente em relação a algo que será dito para você. Lembre-se, você é um líder. - Escolha um local adequado:
Ninguém gosta de receber um feedback negativo na frente dos colegas de trabalho, em algumas ocasiões isso será inevitável, mas deve ser a última alternativa, chame o funcionário numa sala de reunião. - Foque no erro, não na pessoa:
Na maioria dos casos você cria uma barreira imediata quando critica a pessoa, ao invés disso, concentre-se na ação que você quer mudar. Foque no desempenho dele, passe que o problema não é a pessoa e sim o comportamento ou a forma de agir. - Direito de resposta:
Após ter dito à pessoa que as ações específicas foram inapropriadas, e porquê, pare de falar. Dê a outra pessoa a chance de responder ou de refutar o seu ponto de vista. Ouça a versão contada pelo outro lado, isso é chamado de avaliação 180 graus, onde avaliador e avaliado discutem sobre o assunto com clareza e transparência. - Seja objetivo, vá direto ao ponto:
Não é legal dizer para alguém vagamente “Você teve uma atitude inadequada”. Você precisa identificar ações específicas que a pessoa tomou ou coisas específicas que ela disse se quiser que ela entenda. - Seja oportuno:
Não espere passar muito tempo, em aguarde a próxima avaliação de desempenho para corrigir o que está errado ou área elogiar um bom trabalho, chame-o na sua sala imediatamente.
Tipos de feedback
Feedback Positivo: deve ser usado quando queremos que um comportamento que nos agradou se repita. Faça comentários sinceros, que venham do coração. Ele pode ter efeitos curativos e ajudar as pessoas a superar obstáculos em suas vidas.
Feedback Corretivo: tem como objetivo influenciar uma mudança de comportamento.
Feedback Insignificante: é vago, sem propósito, gera uma resposta mínima e nenhum impacto. Expressões do tipo “É isso aí! ”, “Muito Bem! ” ou “Meus Parabéns”.
Feedback Ofensivo: é todo aquele que não se enquadra nos tipos anteriores. Cuidado!! Esse tipo de feedback pode causar danos à personalidade e à autoestima das pessoas.
A melhor forma de passar um feedback corretivo (negativo)
Dar feedback negativo nunca é fácil, mas se feito adequadamente não é desagradável e é construtivo. Uma das melhores técnicas para esse tipo de feedback é a regra chamada de “sanduíche”, faça um elogio sincero destacando uma virtude da pessoa, depois coloque o que deve ser colocado, e termine reforçando algo de positivo que a pessoa tenha feito em relação ao assunto em pauta. As pessoas têm uma tendência natural de rejeitar uma crítica. Portanto, na hora do recheio (feedback negativo) do coloque-o em forma de pergunta, como: “Será que não ficaria melhor se…” “O que você acha se…”. Teste essa técnica e pode ter certeza, seu funcionário ainda te agradecerá pelas tuas dicas. Afinal você é o Líder, e deve ser sempre o exemplo do seu time.
[Crédito da Imagem: Feedback – ShutterStock]
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