Dai, vem o problema, como começar um marketplace? Quem vem primeiro o ovo ou a galinha, alguns perguntam… Outros lembram, do “Dilema do Tostines” dos anos 80/90…
Justamente isto pode ser de fato um problema. Geralmente quem dá inicio a um marketplace, raramente, tem um lado ou outro, e via de regra, precisa buscar os dois. Sendo que um lado é quem vende e outro é quem compra, na sua maioria.
Então, como atrair compradores se voce não tiver fornecedores? E como atrair fornecedores se voce não tiver compradores para oferecer para eles?
Um das saídas é focar – primeiro – na oferta, que a demanda aparecerá. Assim, se seu marketplace é de venda delivery de comida, como o portal www.comernaweb.com.br ou outros do mercado, foque primeiro nas ofertas, ou seja, nos restaurantes.
Ofereça um período gratuito, facilite a entrada – sem que eles tenham trabalho de cadastro, digitação – e, deixe claro, que no inicio poderá não ser tão volumoso. Por outro lado, divulgue teasers para sua audiência criando a expectativa para a demanda, começando a fomentar nas mídias sociais, por exemplo.
Agora, se você esta fazendo um B2C, prepare o bolso, pois a grana tem que ser alta para investir em mídia pra audiência.
Sendo um B2B, como por exemplo, o www.foodtraders.com.br, você pode buscar na sua própria audiência um gancho para que ela traga novas ofertas, pois a própria ferramenta que o marketplace, se propõe, ajudará a otimizar seu dia-a-dia, por exemplo.
É claro, que a velha máxima do “cada caso é um caso”, e por isto, abro a discussão. Gostaria de ouvir idéias e sugestões para que possamos sempre ajudar as novas iniciativas que virão neste nosso mundinho online.
Abraços, e bons negócios !
[Crédito da Imagem: Marketplace – ShutterStock]
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