A loja do futuro, uma realidade sem sombra de dúvida, é movida pela tecnologia das soluções móveis, integração entre os mundos virtual e físico e pela experiência da compra interativa feita pelos clientes. Bom para os consumidores, que têm à disposição recursos que não os deixam na mão e o ajudam a adquirir seu produto ou serviço mais rapidamente. Bom para os lojistas, que ganham um aliado estratégico para movimentar seu negócio.
Não importa se o varejista optou pela plataforma multicanal ou não. Ele precisa estar consciente de que, tanto do lado da oferta quanto da demanda, o aspecto da mobilidade precisa ser levado em consideração para a expansão do negócio. Com smartphones ou tablets, os clientes são atendidos de forma rápida e personalizada, sem filas e com muito mais interação com a variedade de produtos oferecidos na loja física ou virtual.
Existem tecnologias de gestão à disposição do varejo que encurtam esse espaço entre o presente e o futuro. São exemplos: o Linx Fast Pass, solução que permite ao vendedor consultar o estoque e enviar a pré-venda par o PDV; o Linx Mob Checkout, aplicativo que realiza e finaliza vendas de qualquer parte da loja utilizando um dispositivo móvel; e o Linx Showroomer, que faz a venda de mercadorias da loja virtual (e-commerce) dentro da loja física, permitindo ao cliente receber as compras em casa sem passar pelo caixa. Juntas ou separadas, tais soluções móveis geram mais valor para a marca e proporcionam uma experiência de compra diferenciada para o consumidor. Com elas, o varejista consegue ter mais flexibilidade, com diminuição na ruptura de vendas, e maior rapidez no atendimento ao cliente, com redução de filas, por exemplo.
Trata-se de uma tendência sem volta. Acredita-se que, em pouco tempo, este será o padrão de atendimento utilizado pelo varejo no país. Os varejistas que não adotarem a mobilidade como uma oportunidade para vender mais e oferecer uma experiência de compra diferenciada, tendem a perder vendas e não cativar os clientes que podem encontrar facilidades em outras marcas.
[Crédito da Imagem: Mobilidade – ShutterStock]
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