Esta inovação acaba por transformar o mercado ou um setor existente, superando uma tecnologia dominante através de uma ruptura e não uma evolução normal de mercado. Ela pode criar novos valores e criar novos mercados, dissolvendo idéias que na vista de todos eram já solidamente estabelecidas.
Podemos dizer que a inovação tradicional é incremental, porque implementa melhorias em um produto existente, já a inovação disruptiva implementa uma nova categoria de produto, algo totalmente novo.
Vamos aos casos práticos
Podemos citar dois casos clássicos como exemplo: os antigos micro-computadores sendo substituídos por PCs de alta performance, os telefones celulares aposentando os telefones fixos e atrapalhando a venda de máquinas fotográficas.
Mas um dos melhores exemplos de inovação disruptiva é aquele em que Steve Jobs fez da tela do celular não apenas um local de exibição de imagens, mas de receber comandos através do toque, sepultando o famoso teclado.
Podemos citar também:
- A Netflix – tornou as vídeos-locadoras obsoletas e incomodou as empresas de assinatura de TV
- A Uber – aplicativo de celular que conecta pessoas que disponibilizam seus automóveis para o transporte remunerado de outras pessoas.
- A AirBnb – aplicativo que disponibiliza a oferta de serviços de pessoas para pessoas sem a intervenção dos grandes monopólios, dando dor de cabeça as empresas do setor hoteleiro
- A TruckPad – os caminhoneiros sinalizam espaço livre em seus caminhões e conectam pessoas interessadas no transporte de cargas, barateando o custo do frete. Semelhante a Uber
- PayPal – empresa de pagamentos online, com abrangência internacional
- ZipCar – empréstimo temporário de carros, em inúmeras cidades dos Estados Unidos e Canadá
- O WhatsApp com suas chamadas grátis de áudio e vídeo, despertou as Telefônicas para novos modelos de relacionamentos com seus clientes.
Conclusão
O termo disrupção ficou conhecido como “algo inovador, moderno, radical”, passou a significar estar ligado ao futuro, algo que quebra as estruturas tradicionais de produtos de alto custo e direcionadas a determinados públicos somente.
O lado interessante que, além da coisa ‘nova’, ele desestabilizou os concorrentes que antes dominavam o mercado. Começa servindo a apenas um público modesto até que atinge todo o segmento, deixando obsoleto quem antes era líder de mercado.
Com a inovação disruptiva, as empresas focam em obter menores margens de lucro, em mercados-alvo menores, produtos e serviços mais simples não tão atrativos quanto as soluções existentes.
Vejam o caso do Iphone que citamos anteriormente, a mudança implementada, criou uma nova categoria de produto, foi algo totalmente novo. Os produtos que antes ocupavam este mercado de celular passaram imediatamente a serem considerados obsoletos e a maioria das empresas que não seguiram esta novidade, foi condenada a extinção.
Uma das vantagens é que, geralmente, estas inovações dão poder aos consumidores, eles passam a ter mais opções de escolha, a comprar produtos mais baratos e acessíveis a um numero maior de pessoas.
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