Iniciando na carreira SAP

Esse é um tema que sempre me questionei, procurei orientações, ajudas e informações que pudessem me esclarecer uma maneira para fazer parte do grupo de profissionais SAP, no Brasil.

É muito válido informar que para iniciar em uma determinada área seja ela SAP ou não, que o profissional esteja ciente das vantagens que poderão ser proporcionadas, bem como as dificuldades passíveis de serem encontradas ao longo do trajeto.

É necessário criar um mini-projeto, traçar metas e períodos de tempos.

No mundo SAP os profissionais estão segmentados em:
Desenvolvimento (ABAP)
Suporte, instalação e configuração (BASIS)
– Profissionais de diversas áreas de negócio, que será definido por módulos (FUNCIONAIS)

Para começar, antes de mais nada, procure cruzar as informações de seu perfil profissional e verificar com qual área de atuação você mais se identifica.

Com o seu perfil detectado, procure expandir sua rede e buscar experiências com pessoas que já fazem parte desta realidade, pois são estas pessoas as peças chaves do início da sua carreira e nos primeiros passos que você irá dar.

O investimento em SAP é bem alto comparado ao tempo das durações da academia dos módulos, que giram em torno de 30 dias aproximadamente a partir de R$15.000 e é imprescindível cursar um treinamento oficial para obter a certificação e futuras atualizações.

O foco principal deste artigo, além de passar as primeiras impressões do SAP, é disponibilizar a dica de um possível “empurrãozinho” na carreira e o corte do custo deste investimento inicial através de um programa de capacitação chamado: “Esperansap“.

Atuando há mais de 4 anos na área de suporte/Infra, resolvi encarar todos os obstáculos propostos e possíveis. Através do programa acima citado que é composto de um processo seletivo no qual existe algumas etapas como: conhecimentos e avaliações comportamentais, fui aprovada e habilitada a cursar o módulo de Gestão de Materiais (MM).

Abaixo seguem os passos para fazer parte do processo:

Acesse o site: http://www.esperansap.org.br/

Realizem o cadastro com suas informações pessoais e curriculares, a partir daí vocês estarão aptos a receber informações sobre a abertura das academias oficiais SAP e no módulo desejado participem.
A maioria dos processos são para o estado de São Paulo, mas há oportunidade em outras regiões do País, e este ano foi aberta a primeira no RJ.

Através de e-mail a equipe Esperansap efetua o contato para as fases futuras do processo até o momento de sua aprovação.

Estamos falando de uma economia de mais de R$ 15.000, então é muito válido, e posso confirmar que é muito sério e confiável o trabalho e o instrutor do curso de alto nível.

Depois de finalizada a academia, os participantes realizam o exame para a certificação, além de serem disponibilizados para os parceiros o currículo do recém-formado para possíveis oportunidades.

A dica é se empenhar durante todo o curso para agregar o máximo de conhecimento possível,pois grande parte das pessoas que terminam o curso recebem a oportunidade para iniciar a carreira através do Esperansap, visto que é um mercado de difícil acesso para iniciantes, pois o nível das vagas mais abundantes no mercado é para PlenoSênior, mas se o seu foco é seguir na área o importante é não desistir, e não desanimar para as primeiras oportunidades que poderão surgir e ter medo de um “downgrade“.

Lembre-se que as vezes descemos um degrau para subir dois!

A caminhada não é fácil, mas também não é impossível, imponha seu profissionalismo pois será um fator decisório na construção de sua nova carreira.

Iniciando na carreira SAP was last modified: novembro 19th, 2013 by Alinne Moraes
Alinne Moraes: Graduada em Gestão de TI no Instituto INFNET, estudante da língua Inglesa, Analista funcional SAP, apaixonada por tecnologia e que gosta de escrever sempre que tenho tempo.

Ver comentários (16)

  • Muito bom artigo Alinne, eu mesmo quero iniciar mas percebi também ser muito complicado se não houver uma indicação.
    Pena não ter no RJ o Esperansap, correto?

    • Oi José! Que bacana que deseja iniciar a carreira SAP!
      É complicado mas não é impossível, eu iniciei sem indicação de ninguém através de um estágio ano passado.
      Quanto ao Esperansap tem sim no RJ, pois esse ano iniciou a primeira Academia e a inauguração foi com o módulo MM, eu estou cursando!
      Cadastre-se e fique de olho!

  • Fantástica a matéria Alinne, eu também como o amigo José Henrique procurei cursos, conhecimento,ou seja, tudo voltado a área de SAP e consequentemente obtive muita dificuldade de encontrar informações e qualificação sobre a área!!
    Espero que com esse cadastro através do site da Esperansap eu possa também ter uma chance de qualificação e com isso colher frutos futuros com esse projeto inovador!!
    Obrigado pela informação e fico aguardando outros artigos de sua autoria, pois esse realmente me ajudou bastante.
    Beijão e obrigado!!

  • Boa tarde Alinne Moraes,

    Ótimo artigo. Com certeza o Instituto Esperansap é uma iniciativa da ASUG Brasil e SAP que contribui na formação de novos profissionais para o "Mundo SAP".

  • Muito bom Alinne,
    Como a Alinne falou no artigo a cima, o SAP é uma área que apesar de já possuir um número considerável de profissionais, ainda está em ascensão.
    E vale muito a pena investir nesse conhecimento.

  • Oi Aline

    Achei muito bacana o artigo! :D

    Quero muito fazer a academia SAP mas não sou formado.

    Porém minha carreira inteira foi feita em analise de negócios.

    Queria saber se possível se o fato de ser formado ou não é um empecilho para começar na carreira.

    Grande abraço!!!

  • Olá Alinne, tudo bem?

    Trabalho com COBOL, programação em mainframe, já a 2 anos e estou interessado em SAP a um certo tempo. A academia que você supracitou, esperansap, é para funcional, certo? Esta academia é realizada em português, como funciona?

  • Olá Alinne,
    Primeiramente parabéns pelo artigo que é de grande valor para aqueles que estão querendo ingressar nessa área mas ainda estão perdidos como eu. Assim como você, venho da área de Suporte e infra. Já tenho até algumas certificações microsoft e ITIL e por isso acho que eu me enquadraria talvez como BASIS . Existe só o curso para SAP Basis ou essa capacitação se adquire partindo do ABAP ?

  • Aline, bom dia.
    Sou profissional de gestão de infra de TI e tenho uma carreira toda focada em suporte e gestão.
    Gostaria de informações de como treinar em suporte SAP. É preciso ser desenvolvedor ABAP para prestar suporte ao SAP ?
    Infelizmente, no esperansap não informa sobre suporte ao SAP.
    Gostaria de investir neste quesito, até porque a empresa está implantando o SAP, então gostaria de sair na frente, entendeu ?
    Grato.
    Abs,

    Marlon.

    • Depende Marlon, o seu questionamento é muito amplo!
      Você poderia ser um tipo de suporte na área funcional, por exemplo!
      Me add no skype: ninnemoraes

  • Bom dia Alinne,

    Parabéns pelo texto, mas, ainda tenho algumas dúvidas.
    Trabalho com TI desde 2001, durante 11 anos trabalhei mais na parte de infra e como gerente de TI, em 2012 desolvi partir para área de sistemas, e desde então, trablho como analista (SQL Server e Suporte a ERP).
    Sou totalmente leigo quanto a SAP, mas, gostaria muito de ingressar nesse "mundo", qual seria sua indicação para iniciar nessa área?

Leave a Comment