Gerenciadores de senhas: veja como eles te ajudam a atender os requisitos da segurança cibernética!

Mantenha as senhas e credenciais dos seus clientes completamente protegidos!

Se você está lendo esse artigo, é porque já deve saber que os ataques cibernéticos estão aumentando cada dia mais e, para continuar garantindo a qualidade na proteção dos seus clientes, é preciso contar com práticas e ferramentas eficientes, como os gerenciadores de senhas e credenciais. 

Garantir toda a segurança que um usuário precisa, não é uma tarefa fácil e, por conta disso, as seguradoras reformularam os critérios para adquirir seguro cibernético exigindo que as organizações demonstrassem sua capacidade de se defender de ataques de ransomware com uma ampla gama de controles de segurança. 

Portanto, neste novo artigo que preparei para você, vou te falar um pouco sobre como os gerenciadores de senhas te ajudarão a atender aos requisitos de segurança cibernética. Continue a sua leitura e confira! 

O que são e como usar os gerenciadores de senhas?

Antes de falar mais sobre como você pode aumentar a cibersegurança dos seus clientes com um gerenciador de senhas, é muito importante entender um pouco mais sobre o que ele é e como atua. 

Essa ferramenta, ajuda a centralizar credenciais, além de criar, atualizar, armazenar e preencher diversos campos, como: logins, senhas, formulários, cartões de crédito e até notas privadas.  

Mas, como ela funciona? Você cria um login e senha mestra memoráveis para se autenticar no software e dentro do gerenciador pode manipular as informações relacionadas aos seus dados da forma como preferir. Inclusive, soluções mais atuais disponibilizam uma interface de extensões de navegador e aplicativos, que facilitam ainda mais o uso dos gerenciadores. 

Conheça os requisitos que devem ser atendidos para se qualificar para a cobertura de seguro cibernético!

O principal objetivo dos requisitos do seguro cibernético, é aumentar a resiliência de diferentes superfícies de conexão no ambiente de negócios. 

Sendo assim, confira agora os requisitos comuns de elegibilidade para seguro de segurança cibernética, onde os três últimos itens da lista estão relacionados à superfície de ataque à identidade e ao risco humano. 

  • Software antivírus instalado em todos os PCs;
  • Gerenciamento de patches para garantir que atualizações críticas sejam aplicadas a tempo;
  • Proteção de firewall para a rede da empresa;
  • Backup e proteção de dados usando um serviço de nuvem seguro;
  • Verificação regular de vulnerabilidades ou testes de invasão;
  • Proteção de endpoint e detecção de intrusão para impedir ataques;
  • Certificações oficiais, como conformidade com ISO 27001 ou NIST CSF;
  • Autenticação multifator para administrador e outras contas privilegiadas;
  • Permissões e contas ativamente gerenciadas e auditadas rotineiramente;
  • Treinamento regular de segurança para funcionários.

Os métodos de gerenciamento de senhas manuais e baseados em navegador podem aumentar os seus riscos!

Os funcionários de uma empresa, podem contar com uma grande quantidade de senhas para acesso de aplicativos e ferramentas durante a sua rotina de trabalho, o que acaba sendo uma quantidade um pouco grande para ser administrada. Sendo assim, as pessoas buscam por formas de gerenciá-las, mas, algumas delas podem aumentar o risco ao invés de ajudar. 

Pensando nisso, separamos alguns métodos usados e quais são ou não eficientes para aplicar! 

Memorização: por mais que a sua memória seja boa, ela nem sempre pode ser confiável. Por isso, pode se tornar uma tarefa complicada e demorada, especialmente quando as senhas precisam ser alteradas com frequência. 

Anotação: anotar informações em papéis ou cadernos, também não é uma boa opção, já que eles podem ser perdidos ou roubados. Além disso, já imaginou gerenciar 100 senhas em algumas folhas? 

Salvar em navegadores: esse modelo é vulnerável a ataques, como extensões de navegador maliciosas ou ataques de script entre sites (XSS), que podem permitir que invasores roubem senhas armazenadas. Se o navegador for comprometido, as senhas salvas podem ser facilmente acessadas por hackers. 

Gerenciador de senhas: considerado o modelo mais eficaz atualmente. Os gerenciadores de senhas podem armazenar com segurança, senhas fortes e exclusivas para cada tipo de negócio. 

Aumente a segurança dos seus clientes com um gerenciador de senhas e credenciais!

Existem diversas vantagens que mostram que uma empresa precisa contar com uma solução que ajude a gerenciar senhas e credenciais, como, por exemplo: 

  • Segurança aprimorada;
  • Gerenciamento centralizado;
  • Descoberta e automação de credenciais.

Com o N-able Passportal, você consegue proteger e gerenciar as senhas dos seus clientes de forma prática e segura, prevenindo e evitando ameaças à segurança. 

Ela atua armazenando e gerenciando com eficácia as credenciais para aplicativos on-line e off-line, compartilhando de forma segura os dados de login.  

Crie senhas automaticamente, atualize as senhas, defina tempos de rotatividade, conceda/revogue acesso e demonstre requisitos essenciais de conformidade. Entre agora em contato conosco e fale com nossos especialistas para saber mais sobre essa solução, tornando o seu gerenciamento de riscos mais eficiente.  

E se esse conteúdo foi útil para você, não deixe de ler um artigo que separamos, sobre como o EDR pode ajudar os Prestadores de Serviço Gerenciado a detectarem ameaças com facilidade. Acesse agora mesmo e confira todas as informações sobre os recursos que garantem a proteção que seus clientes precisam! 

Gerenciadores de senhas: veja como eles te ajudam a atender os requisitos da segurança cibernética! was last modified: agosto 10th, 2023 by Luís Montanari
Luís Montanari: Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.
Leave a Comment