Gamification dos processos de negócios é uma das últimas tendências destinadas a tornar o local de trabalho mais envolvente e mais produtivo. Reconhecendo os potenciais benefícios da gamification, as empresas estão buscando aplicar medidas e incentivos – as mesmas técnicas que os designers de jogos usam para manter os jogadores interessados - para melhorar continuamente os processos de negócios. Quando o trabalho é “chato”, resulta em erros, reclamações dos clientes, funcionários cansados e rotatividade de pessoal. Aumento do envolvimento dos funcionários, impulsionado por processos comerciais bem projetados usando gamification, permite feedback imediato, clareza do objetivo e regras claras para o engajamento.
Por que gamification funciona?
Porque ela altera as regras de engajamento e inspira os participantes do processo a mudar seus comportamentos como resultado. Uma pesquisa realizada pela empresa britânica, Saatchi & Saatchi, confirma que gamification pode realmente alterar a química do cérebro estimulando a dopamina, o neurotransmissor “sentir-se bem” do cérebro. Mas não pense que aplicar gamification para melhoria de processos de negócios é uma tarefa simples. Primeiro, exige uma análise dos processos que precisam ser melhorados e, em seguida, encontrar a melhor maneira de efetuar essas melhorias. A tentação é tornar-se tão fascinado pelas táticas de gamification que o propósito estratégico geral se perde. No Brasil ainda é um tema que está se fundamentando, estamos apenas começando a entender como usar essas técnicas e aplicá-las ao ambiente de negócios.
Não é preciso se tornar um especialista em design gráfico ou design de jogo. O importante é encontrar oportunidades para incluir o design do jogo – para entender quais os resultados que a sua organização precisa alcançar e, em seguida, determinar quais ações ou mudanças comportamentais são necessárias para alcançar esses resultados. Por exemplo:
- Compreenda o que funciona em sua cultura. Nem todos são motivados pelas mesmas técnicas. Cada grupo terá suas próprias motivações. Compreenda quais os resultados que deseja alcançar.
- Defina seus objetivos, métricas e resultados desejados do processo. Crie a visão do trabalho divertido e depois considere o tipo de comportamentos que deseja reforçar.
- Atribua valor a cada atividade ou tarefa. Então, entenda como mapear para cada atividade. Isso exige uma compreensão profunda de como uma ação será recompensada, e se essa recompensa continuará incentivando essa ação.
- Planeje novas iterações, novos desafios, novos ícones e novos personagens para evitar que as pessoas se cansem de jogar. Às vezes, é necessária uma nova experiência, então não seja tímido quanto ao redesenho com base em observações e lições aprendidas.
Bem, espero que esse curto artigo possa ter esclarecido um pouco mais sobre o que é gamification e como ela pode se tornar uma ferramenta útil da gestão de pessoas e resultados. Gamification é um meio de fornecer resultados visíveis para as atividades de trabalho, permitindo feedback em tempo real para aqueles que fazem o trabalho.
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