O mercado de trabalho atual exige mais do que uma formação acadêmica e uma boa experiência profissional. Hoje é essencial termos diferenciais competitivos, pois o mundo corporativo está repleto de pessoas com muitas qualificações semelhantes e que provavelmente estão em busca das mesmas oportunidades.
Sabendo desta realidade de mercado, o Networking desempenha um papel fundamental para os profissionais que buscam melhorar seu relacionamento profissional buscando parcerias potenciais e visando o enriquecimento curricular. O Networking é nada mais do que um relacionamento entre pessoas que visam construir uma amizade duradoura: chave potencial para um bom reconhecimento profissional, pois é fundamental para agregar conhecimento e identificar novas oportunidades de mercado.
O termo ‘’Networking’’ é uma expressão oriunda do Inglês e significa rede, círculo de relações pessoais e profissionais.
Fazer network sempre traz resultados, e quando bem feito, os mesmos tendem a ser melhores. Não há uma formula mágica a seguir, e sim se relacionar, procurando sempre manter contato com quem você conhece, tanto pessoalmente como virtualmente até mesmo guardando os conhecidos cartões de visitas que recebe. Lembre-se a finalidade do Networking não é somente para os fins comerciais, um bom Networking se baseia na obtenção de um relacionamento humanizado.
Alguns aspectos importantes para o Networking:
- Quantos amigos você tem há mais de 8 anos? Ainda mantém contato?
- Procura manter contato com quantos ex-Diretores ou Gestores das empresas que passou?
- Quantos ex-colegas de trabalho você mantém contato ainda?
- Quanto ex-colega de faculdade mantém contato?
- Procura participar de eventos profissionais e se relacionar com pessoas influentes?
- Com que frequência encontra-se com outras pessoas para trocar suas experiências e buscar novas informações?
- Participa de grupos online como no (LinkedIn ou Facebook) com temas de seu interesse?
Importante: Para realização de um bom Networking procure sempre desenvolver uma integração com as suas redes de contatos tanto presenciais como virtuais. A criação eficaz de uma rede de contatos não é um processo que visa benefícios próprios mais sim um processo para estabelecer sólidas relações duradouras.
[Crédito da Imagem: Networking – ShutterStock]
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