Um estudo da Forrester Research aponta, por exemplo, que o cliente B2B, ao utilizar o e-commerce, faz mais compras e por um tempo maior. Além disso, 38% dos pesquisados pela consultoria afirmaram que os clientes que migraram para o on-line são mais aptos a comprar novos produtos. Se colocarmos na ponta do lápis, ter um e-commerce B2B gera um ganho enorme para o fornecedor, que passa a ter uma nova forma de fazer negócios, complementar à sua força de vendas, com total eficiência e alto potencial de crescimento.
Outra vantagem para a empresa distribuidora é a redução de custos com impressão de catálogos. Afinal, o portfólio passa a ser o próprio portal, que pode ter vídeos, especificações técnicas e qualquer outro detalhe necessário. Viagens para prospecção, por exemplo, também deixam de ser frequentes. Uma loja online tem alcance global e, atrelada a uma boa estratégia de marketing, pode chegar a locais nos quais a empresa tinha pouca ou nenhuma atuação sem a necessidade de altos investimentos. Deslocamentos para buscar novos clientes dão lugar a viagens de negociação e fechamento de negócios estratégicos – e são realizadas apenas quando há necessidade. Além disso, é possível firmar parcerias com plataformas que reúnem diversos fornecedores em um único site, os chamados marketplaces, para que os compradores possam comparar preços e produtos. Isso aumenta a visibilidade e, por consequência, as vendas do e-commerce.
Para os clientes, a conveniência, o conforto, a economia de tempo e a facilidade na compra são grandes vantagens. Essa praticidade pode, inclusive, fazer com que ele invista mais em uma compra – se não pagar mais por um produto, ao menos adquirir mais itens, como aponta, ainda, a pesquisa da Forrester. Mas isso só acontece se ele tiver uma boa experiência de compra, afinal, assim como acontece no âmbito B2C, os clientes não retornam a lojas ou portais em que tiveram dificuldades.
Não basta ter um e-commerce se ele for de difícil usabilidade, sem compatibilidade com dispositivos móveis e com pouco apelo visual, ou se não tiver uma boa equipe de atendimento por trás. Os usuários de negócios são cada vez mais omnichannel e precisam ser fidelizados assim como os consumidores do varejo. Investir no user experience é garantir que seus consumidores voltarão ao seu site sempre que precisarem.
Um e-commerce B2B de qualidade é um excelente investimento e uma vantagem competitiva para fornecedores e distribuidores, além de uma ferramenta prática e eficiente para compradores. Num mundo que caminha para ser cada vez mais digital e com relações de negócios mais próximas do B2C, o comércio entre empresas não pode ficar para trás.
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