Dicas para quem quer trabalhar com redes

Nos últimos anos as empresas vêm se informatizando para aperfeiçoar processos e facilitar a vida dos funcionários, e com isso surge a necessidade da criação de redes de computadores, pois já que em grande parte dos casos as empresas acabam optando pela inserção de um servidor, tanto para a segurança da informação quanto para a melhor organização do ambiente corporativo. E para gerenciar todo esse processo de implementação de rede, as empresas vêem cada vez mais a necessidade de contratar especialistas nesse tipo de serviço.

Se você possui interesse em fazer parte desse processo sendo analista para trabalhar com redes, existem alguns passos a serem traçados para o desenvolvimento da profissão até a chegada no mercado de trabalho. Se você deseja prestar um serviço de qualidade e garantir boas oportunidades de emprego para tornar-se um profissional renomado, existem alguns passos importantes a seguir, são eles:

Cursos e Graduações: O primeiro passo para ser um profissional de qualquer área é a busca de conhecimento sobre o assunto, as faculdade de ciências da computação são um bom começo. Já que em muito dos casos as empresas exigem que seus funcionários sejam graduados, procure um curso próximo a você que te de suporte para aprender todos os processos de rede e demais informações sobre computadores, com isso você estará aprimorando conhecimento e também conhecendo outras áreas de computação que também podem te interessar.

Outra dica é enriquecer o seu conhecimento com palestras e cursos. Muitas empresas renomadas do meio tecnológico fornecem diplomas gratuitos para quem fizer as suas provas online (por exemplo, a Microsoft Certified Systems Engineer) e também workshops. Esses cursos além de aumentarem a sua gama de conhecimento servem como certificado de horas complementares para a sua graduação.

Procure por estágios: Enquanto você ainda estiver se especializando, a busca por estágios irá auxiliar com os custos do curso e ainda permitir que você tenha experiência de processos de rede de forma pratica, procure empresas que você tem interesse em um dia ser um funcionário efetivo e envie currículos para estágios, o bom desse tipo de contratação é que ele aumenta a chance de que ao final do curso você seja efetivado e passe a ser um funcionário CLT e com grandes chances de subir de cargos.

Esteja atualizado: Estar sempre atento as novas tecnologias e informações sobre o assunto através de blogs e portais voltados ao tema ( inclusive o próprio http://www.tiespecialistas.com.br/) é uma forma fácil de saber sobre os novos lançamentos e tendências. Essa é uma ótima forma de apresentar os produtos aos clientes e assim desenvolver estratégias de acordo com a necessidade de cada tipo de empresa.

Tenha cuidado: Uma dica importante é ser muito cuidadoso durante todo o processo de montagem das redes, não tenha pressa, assim você limita as chances de erros e garante um serviço de qualidade e sem riscos a nenhuma das áreas da empresa. Durante as manutenções fique atento a todos os passos que você dará, jamais faça qualquer tipo de alteração sem antes estar ciente de quais áreas serão afetadas pela mesma.

Seja comunicativo: Saber explicar para o cliente todo o processo de instalação da rede desde a montagem dos Racks para Servidor até os registros de IP e por fim a ativação da rede é algo muito importante. Isso trará credibilidade para a sua área e irá mostrar para o cliente que o investimento em um profissional de qualidade sempre vale à pena.

Enfim, ser um profissional de redes é algo trabalhoso, mas que traz também muitos benefícios, se você gosta e entende da área, esse é um mercado que está aquecido no Brasil e o numero de profissionais preparados é pequeno, portanto, as chances de você conseguir um bom emprego são grandes. Portanto, essa é a hora de se especializar e assim conseguir uma boa carreira dentro de uma ótima área do ramo da tecnologia.

Dicas para quem quer trabalhar com redes was last modified: novembro 11th, 2015 by Joana Marques
Joana Marques: Redatora especializada em conteúdo web. Escrever é minha vida, minha paixão e minha profissão. Escrevo para diversos segmentos, porém, tenho uma paixão especial por tecnologias. Escrevo para diversos blogs de diversos assuntos.
Leave a Comment