Essa evolução tecnológica traz possibilidades inovadoras no setor de saúde, tal como centralizar as buscas dos profissionais, clínicas e laboratórios aos clientes, o que lhes dão mais autonomia e empoderamento. Prontuário e receituário eletrônicos, agendamento de exames de forma remota, automação e jornada do paciente são alguns dos exemplos mais comuns desses benefícios, que visam aprimorar o atendimento, melhorar os serviços oferecidos, agregar benefícios aos pacientes a custos menores e, consequentemente, aumentar a produtividade das clínicas.
No caso dos agendamentos de consultas e exames, o mercado apresenta um cenário bastante propício para absorver serviços alternativos aos planos de saúde, que apresentam valores pouco acessíveis à população e aos empresários; há ainda o setor público, que não consegue dar vazão às solicitações. Tal situação gera filas de espera de meses, impedindo que pacientes tenham a atenção necessária, o que também dificulta o tratamento de causas urgentes, e mais ainda as questões de saúde preventiva. Assim, o recente amadurecimento mercadológico proporcionado pelas startups de saúde é algo benéfico, capaz de auxiliar na absorção desse público.
Essas empresas estão prontas para atender as demandas de saúde nas esferas corporativa e particular, onde existe um déficit de soluções ágeis e tecnológicas capazes de simplificar as cadeias e as jornadas entre os diversos stakeholders. Não à toa, as organizações do setor vêm incubando algumas startups e criando iniciativas que geram inovação em seus cotidianos de modo a conseguir maior competitividade.
O principal objetivo por trás desse movimento é garantir que a população tenha acesso a medicina de qualidade por valores acessíveis, uma vez que apenas 24,5% dos brasileiros têm à disposição planos de saúde, ainda segundo dados da ANS. E não há nada mais importante e reconfortante do que ter acesso à saúde de qualidade e com atendimento ágil, que fazem toda a diferença na vida de qualquer pessoa.
Leave a Comment