Com muita gente tentando monetizar em cima das redes sociais, há uma profusão de ferramentas, pessoas e empresas lançando “novidades” aos 4 ventos. Muitas tentativas e poucos acertos que realmente possam ser chamados de sucessos.
Paul Marsden agrupou isso em 6 dimensões:
1) Social Shopping – inclui aqui os sites de compra coletiva, compras simultâneas a partir de 2 browsers diferentes, cartão de presente coletivo, e ferramenta para perguntar aos amigos que estão on-line, qual a opinião deles sobre o que você está comprando.
2) Avaliações e revisões – avaliações de especialistas, revisões de clientes, revisões patrocinadas, e-books e artigos patrocinados.
3) Recomendações e referências – compartilhamento através da sua rede social, programas de referências para premiar clientes que fazem recomendações, Social recommendations, que são baseadas em opiniões de pessoas com gostos similares aos seus.
4) Forums e Comunidades – fórums de usuários, galerias de usuários, grupos de discussão, forums de perguntas e respostas, comunidades em torno de uma marca.
5) SMO (Social Media Optimization) – feeds de notícias, compartilhamento de midia, eventos na mídia social, construção de links.
6) Anúncios Sociais e Aplicativos Sociais – podem ser virais (vídeos) ou joguinhos e outros utilitários patrocinados.
Leave a Comment