Como se destacar como DBA em meio aos concorrentes e com a mesma capacidade técnica?
Além das altas competências técnicas exigidas como administrador de banco de dados, ocupar esse cargo requer entre suas habilidades algumas características no comportamento.
Quais comportamentos que um bom DBA precisa ter e praticar para se destacar e se tornar referência em sua carreira?
- Confiança – O DBA deve transmitir segurança acima de tudo, pois ele é o responsável por um dos maiores patrimônios da empresa, o Banco de Dados. Você só será capaz de transmitir segurança se tiver domínio do que esta falando. Portanto seja um exímio conhecedor e demonstre o seu conhecimento através da confiança que você tem em você mesmo.
- Pró-atividade – Não espere o problema acontecer, se antecipe! Conheça soluções para diversos tipos de problemas. Pratique! Apresente soluções e melhorias para as tarefas monótonas do dia-a-dia. Elas se tornaram casos de sucesso. Realize treinamentos de banco de dados em sua organização, a qualidade das queries só será melhor se você mostrar o caminho aos desenvolvedores.
- Bom Relacionamento – O DBA deve ter um bom relacionamento e facilidade de comunicação com diferentes níveis da organização. Você se reportará ao CIO, Gerentes, Clientes e Aspirantes a Analista de Sistemas que vão precisar da sua ajuda. Não se esqueça de que o nível de conhecimento técnico de cada um será totalmente diferente. Seja uma boa referência!
- Organização – Faça documentação de todos os seus procedimentos, saiba identificar o que é primordial (Urgente X Importante). Faz parte do trabalho do DBA receber inúmeras solicitações ao mesmo tempo, você só irá conseguir atender a todas se for organizado e saber estabelecer sua fila de chamados.
- Curiosidade – Conheça novas tecnologias, ferramentas para auxiliar o trabalho, além de conhecer ao máximo os diferentes tipos de recursos que seu banco de dados tem a oferecer. Faça parte de grupos de discussão e blogs sobre banco de dados.
São exatamente essas, excelente publicação.
O artigo me remete a ATITUDE: buscar conhecimento, compartilhar, gerenciar expectativas, organizar. Quem se garante compartilha, e atende o cliente com respeito e competência.
Artigo simples, objetivo, direto e essencial, pois muitas vezes passamos despercebidos por comportamentos que são inerentes a sua função, a sua pessoa.
Parabéns pelo artigo….