Estas inúmeras fontes de dados nos permitem hoje pensar em aplicações que antes seriam impossíveis de serem desenvolvidas, pelo alto custo e pela complexidade envolvida. Vivemos e viveremos ainda mais essa complexidade em analisar estes eventos de forma a utilizar essas “deduções” analíticas na construção de novas ofertas de valor em produtos e serviços para nossos clientes. Para que tenhamos respostas claras para a questão acima, devemos estar atentos a fatores relevantes quando pensamos em processar e analisar esse “tsunami” de informações provenientes do Big Data. Qual a relevância do volume de informação? Como processar essas informações com a velocidade necessária, com que capacidade de processamento e com que latência? Qual a variedade de dados (textos, som, vídeo, estruturados) que pretendemos trabalhar? Qual a procedência e a veracidade desses dados? Se são sensitivos, qual seu “prazo de validade” ou nível de atualização?
O uso de Big Data já deixou sua marca na história e seus impactos e implicações na sociedade e no mundo dos negócios. As empresas que souberem aplicar Big Data corretamente terão uma vantagem competitiva perante aos seus concorrentes. A proposta do livro não é mergulhar na tecnologia, mas ajudar aos leitores executivos a este ainda longo caminho que temos pela frente.
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